Covid-19

DF registra 13 casos de Síndrome Multissistêmica em crianças que tiveram Covid-19

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou 13 casos de Síndrome Multissistêmica Pediátrica que…

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal registrou 13 casos de Síndrome Multissistêmica Pediátrica que podem estar relacionadas à Covid-19. A doença atinge crianças de 7 meses e 16 anos. As informações são do G1/DF.

O Ministério da Saúde está monitorando os casos, mas afirmou que ainda não há evidências de que a Covid-19 cause a síndrome. Apesar disso, as secretarias dos Estados que registraram a doença informou que parte dos pacientes apresentaram infecção pelo novo coronavírus.

A Síndrome Multissistêmica tem sinais como febre alta e persistente, manchas e irritações na pele, conjuntivite, inchaço nas mãos e nos pés, dor abdominal e vômito. A síndrome tem se manifestado cerca de 4 semanas após contato com o novo coronavírus, mas os médicos já afirmam que é rara e a maioria das crianças e adolescentes que tiveram Covid-19 não vão desenvolver a doença.

Em maio, a sociedade brasileira de pediatria e a sociedade de pediatria do DF emitiram alertas aos médicos para que eles fiquem atentos aos possíveis casos. Segundo o médico Luiz Antônio Silva, a doença é uma reação inflamatória grave.

“Por serem crianças e adolescentes, é perigosa. Precisa ser diagnosticada e tratada rapidamente”, afirma o médico.