DE NOVO

BC comunica vazamento de dados de mais de 2 mil chaves Pix

O Banco Central comunicou, nesta quinta-feira (3), o vazamento de 2.112 chaves Pix de clientes da instituição de pagamento…

Casal é ameaçado e obrigado a fazer transferências durante sequestro do Pix em São Paulo
Casal é ameaçado e obrigado a fazer transferências durante sequestro do Pix em São Paulo (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Banco Central comunicou, nesta quinta-feira (3), o vazamento de 2.112 chaves Pix de clientes da instituição de pagamento Logbank, ocorrido entre os dias 24 e 25 de janeiro. É o segundo caso de vazamento de chaves Pix em menos de dois meses e o terceiro incidente desde o lançamento do sistema de transferência de recursos da autarquia em tempo real, em novembro de 2020.

Entre 3 e 5 de dezembro de 2021, cerca de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento tiveram dados das chaves Pix vazados.

O caso foi informado pelo BC em janeiro deste ano. Já o primeiro vazamento ocorreu em 24 de agosto de 2021, atingindo 414.526 chaves Pix ligadas ao Banese (Banco do Estado do Sergipe).

Segundo o BC, não foram expostos dados sensíveis neste último vazamento e as informações correspondem a nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento e número da conta. A autarquia também informa que a ANPD (Agência Nacional de Proteção de Dados) foi avisada e as pessoas afetadas serão notificadas.

A LogBank é uma empresa de meios eletrônicos de pagamentos que atua no segmento Business-to-Business-to-Consumer (B2B2C, na sigla em inglês). Nesse modelo, a indústria vende diretamente ao consumidor, mas a venda é facilitada por outro negócio (distribuidor, varejista ou atacadista), incluindo toda a cadeia comercial.