INOVAÇÃO

Homem cria assoprador de velas de aniversário nos EUA; veja

Um pai do estado norte-americano da Virgínia aproveitou o tempo livre que teve durante a…

Um pai do estado norte-americano da Virgínia aproveitou o tempo livre que teve durante a quarentena para trabalhar em uma pequena invenção sanitária - Invenção faz com que assoprar as velas de um bolo seja mais higiênico; veja
Invenção faz com que assoprar as velas de um bolo seja mais higiênico; veja (Foto: Reprodução/Facebook)

Um pai do estado norte-americano da Virgínia aproveitou o tempo livre que teve durante a quarentena para trabalhar em uma pequena invenção sanitária. O resultado foi um assoprador de velas para que crianças façam o seu desejo na hora do bolo, sem assoprar saliva e germes no doce que os convidados vão comer.

O incômodo com germes sendo espalhados no bolo já existia antes da pandemia e veio à cabeça de Mark Apelt, de 44 anos, em uma festa infantil. “Estávamos em uma festa de aniversário de uma criança com alguns amigos e o sol estava entrando pela janela no ângulo certo, para que você pudesse ver todas as gotas voando pelo ar e por todo o bolo quando a criança soprou as velas”, disse o inventor, ao jornal The Daily Progress.

Mark então passou a conversar com outros pais para saber se eles conheciam algum produto de consumo, projetado para impedir que aniversariantes assoprem saliva no bolo.

“Achei que deveria haver algo, algum dispositivo já no mercado, mas realmente não havia”, disse ele. “Então, uma vez que a pandemia estourou, tivemos muito tempo para pensar sobre isso, além de uma boa razão para trabalhar na ideia.”

Após horas e horas projetando um aparelho prático e que caísse nas graças das crianças, Apelt chegou até o que batizou de Blowzee. Nele, os aniversariantes assopram um tubo que faz uma hélice girar, levando o vento sem carregar os microrganismos da saliva.

“Há um pequeno sensor elétrico lá, então quando você sopra nele, você ativa o sensor e ele liga o ventilador, e isso cria um fluxo de ar limpo suficiente para apagar a vela. Enquanto isso, o ar que você sopra circula dá a volta e volta em sua direção”, explicou Apelt.

A ideia do homem de 44 anos fez sucesso. Tanto os pais quanto as crianças aprovaram a invenção, que vem sendo comprada pelos anfitriões de festas de aniversário para entregar em sacolinhas surpresas, como brinde aos convidados.

Apelt pensa que a invenção deu certo, pois as crianças veem mais como um brinquedo do que como uma solução sanitária. Mesmo assim, “Assopre as velas, não os germes”, ou, “Nunca cuspa no bolo novamente” seguem sendo os slogans do produto que faz sucesso e é vendido por US$ 10 na internet (pouco mais de R$ 50).