Parceria

Lego fecha com Positivo para vender kits educacionais

Famosa pelos seus blocos de montar, o Grupo Lego acaba de fechar uma parceria com…

Famosa pelos seus blocos de montar, o Grupo Lego acaba de fechar uma parceria com a Positivo Informática para tentar emplacar no País seu ainda desconhecido braço educacional, chamado de Lego Education. A empresa paranaense ficará responsável pela distribuição dos kits de robótica desenvolvidos pela marca dinamarquesa, que integram as tradicionais peças montáveis a um software e uma série de livros didáticos a serem utilizados como suporte dentro de conteúdo de aulas de linguagem, física e de matemática.

Fontes próximas afirmam que o contrato exigiu desembolso inicial de R$ 20 milhões por parte da Positivo, que compreende basicamente a importação desses kits. As empresas, no entanto, não revelaram os valores da operação.

Ainda segundo essas fontes, o contrato será por tempo indeterminado e sua manutenção ficará sujeita ao cumprimento das cláusulas anuais de desempenho. A ordem que chegou da Dinamarca, dada pelo diretor de mercados emergentes, Jorgen Skov, é a de expandir das atuais 3 mil para 10 mil o número de escolas que adotam a solução da empresa em dois anos.

O acordo com a Positivo vinha sendo costurado desde o começo do ano, quando o grupo rompeu o contrato com o parceiro que desenvolvia o mercado local para a Lego Education havia 17 anos e convidou a MCassab, da família Cutait, para assumir parcialmente a operação. A MCassab é a responsável pela distribuição dos brinquedos da Lego desde 2004.

Na época, Robério Esteves, diretor da MCassab, reconheceu a dificuldade em assumir sozinho a Lego Education. “Conhecemos bem a Lego, mas é verdade que (a MCassab) não tem experiência no setor de educação. Vamos começar do zero”, admitiu Esteves, na ocasião, em entrevista ao Estado.

Por isso, a executiva Roberta Baldivia, responsável pela Lego Education no País, vinha conversando com outras duas empresas que conhecem o setor. Pesou a favor do Positivo, que vai dividir a distribuição com a MCassab, o bom relacionamento com as escolas da rede públicas, tidas por ela como chave para sua expansão no Brasil.

Hoje, das 14 mil escolas atendidas pela Positivo Informática, 11 5 mil são municipais ou estaduais. “Nossa meta é chegar a 5% das escolas brasileiras até 2018. Isso dá 10 mil escolas. Queremos repetir o tipo de contrato que fechamos com o governo de Recife, para fornecimento em toda a rede municipal de ensino”, diz Roberta. Contratada há três anos para desenhar a expansão, a executiva vê no processo de distribuição o principal obstáculo para popularizar seus kits.

“A gente estava há muito tempo atrás de um parceiro para integrar nossas soluções de robótica em educação”, conta Elaine Guetter, vice-presidente da Positivo Informática Tecnologia Educacional. “Assim que soubemos que a Lego Education estava buscando novos parceiros, fizemos um contato e começamos a negociar”, conta.

O primeiro produto da parceria envolve a incorporação da Linha Mais Matemática, lançada neste ano pela Lego Education, pelo programa multimídia Pense Matemática, da Positivo, composto por dinâmicas de aula, atividades, recursos digitais e materiais complementares para o ensino fundamental. “Vamos adaptar alguns produtos e, a partir de 2017, lançar alguns livros e sistemas novos com a Lego Education”, conta Elaine.