POSIÇÃO

Presidente do Banco Central afirma que não taxará Pix

"Não vamos taxa o Pix. Não existe isso. Inclusive, é um posicionamento meu, do Banco Central", afirmou Campos Neto ao Senado

PIX com função de cartão de crédito pode ser realidade no fim de 2025, prevê Campos Neto
PIX com função de cartão de crédito pode ser realidade no fim de 2025, prevê Campos Neto (Foto: Agência Brasil)

Presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto disse que não vai taxar o Pix. A fala sobre o sistema de transferência instantânea foi dada nesta quinta-feira (10).

“Não vamos taxar o Pix. Não existe isso. Inclusive, é um posicionamento meu, do Banco Central”, afirmou em sessão do Senado. Ele classificou taxar transações financeiras como algo “ineficiente”.

Vale citar, Campos Neto esteve no Congresso nesta data para falar sobre a política monetária, bem como o trabalho do Banco Central no primeiro semestre. Na ocasião, ele também citou que, durante o governo Bolsonaro (PL), foi contra a criação de um posto semelhante à Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira (CPMF).

O Pix já é taxado para pessoas jurídicas. Contudo, o BC tem mantido a posição de que “como regra geral, as pessoas físicas são isentas de tarifas no Pix, seja para pagar, seja para receber”.