LUTO NA MODA

Estilista Kenzo Takada morre vítima de Covid-19, aos 81 anos

Morreu neste domingo, aos 81 anos, o estilista japonês Kenzo Takada, vítima do novo coronavírus.…

Kenzo Takada Foto: Getty Images
Kenzo Takada Foto: Getty Images

Morreu neste domingo, aos 81 anos, o estilista japonês Kenzo Takada, vítima do novo coronavírus. Ele estava internado no American Hospital, em Paris.

Nascido em Himeiji, Kenzo começou a ter interesse por moda muito jovem ao ler as revistas de sua irmã. Aos 18 anos, chegou a frequentar a Universidade de Kobe para estudar literatura. Contrariando os pais, deixou o curso para trás e foi estudar na Bunka Fashion College, em Tóquio. De acordo com a “Vogue” inglesa, foi um  dos primeiros alunos do sexo masculino a ser admitido.

Depois de ganhar o prestigioso prêmio Soen, da própria universidade, em 1960, foi trabalhar na loja de departamentos Sanai como estilista de moda feminina, criando até 40 looks por mês. Em 1964, Kenzo trocou o Oriente pelo Ocidente, estabelecendo-se em Paris. Na capital francesa, a moda revolucionária de André Courrèges foi sua inspiração para criar cerca de 30 peças, e cinco foram aceitas pelo estilista francês Louis Feraud (1920-1999).

Após passar por outras lojas de departamentos, o designer abriu sua primeira loja, em 1970, a Jungle Jap, na Gallerie Vivienne, onde aconteceu também seu primeiro desfile. No ano seguinte, seu trabalho apareceu nas páginas da “Vogue” americana. Um marco. Em 1983, ele lançou a primeira coleção masculina. Em 1988, ele colocou no mercado sua linha de perfumes femininos – a primeira fragrância para homens veio só em 1991. Hoje, o carro-chefe é a Flower by Kenzo, lançada em 2000.

Em 1993, o japonês vendeu sua marca para o conglemerado LVMH, o mesmo que controle as poderosas Louis Vuitton e Dior. Em 1999, anunciou sua aposentadoria, deixando a direção da grife para seus assistentes. Na sequência, o italiano Antonio Marras ocupou a direção criativa da etiqueta, sendo substituído mais tarde pela dupla Humberto Leon e Carol Lim. “Kenzo, como marca, tem uma história tão rica e fascinante que pode ser difícil determinar o que exatamente mudamos. Com nossas novas coleções, esperamos ter injetado na marca um espírito jovem e um senso de diversão e atrevimento”, disse Leon certa vez à “Vogue” britânica.