Estudante denuncia professor por assédio durante abertura de evento internacional, em Pernambuco
Estudante disse que foi vítima de assédio moral e que outras colegas sofreram assédio sexual
Uma estudante do curso de Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) viralizou ao denunciar um professor, em público, por assédio moral contra ela e assédio sexual contra outras colegas de curso. A denúncia aconteceu durante a cerimônia de abertura de um fórum internacional realizado no campus V da UEPB, em João Pessoa. A estudante era a cerimonialista e o evento foi transmitido ao vivo, na última quarta (22).
“Eu gostaria muito de deixar claro que dentro da UEPB há acontecido alguns casos de assédio oriundos de um professor específico, o professor dr. Paulo Kuhlmann. Eu fui uma das alunas assediadas. Paulo sugeriu que eu, como mulher, não poderia participar e estar ativa no FoMerco (Fórum Universitário Mercosul, evento no qual aconteceu a denúncia) porque eu sou mulher e estaria tendo um caso com o coordenador do curso”, disse a estudante na abertura do evento.
De acordo com o site Paraíba Agora, Kuhlmann é professor da UEPB no curso de Relações Internacionais e doutor em ciência política, com estudos focados na diminuição da violência e construção da paz a partir do âmbito local.
A estudante disse que já procurou a ouvidoria da universidade, mas que a sua denúncia não foi acatada. “A ouvidoria disse que era a minha palavra contra a do professor, e que como eu não tinha provas, não tinha como provar o que ele disse. Ele [o professor] perguntou se eu estava na lista de peguetes do professor Carlos Enrique, e a ouvidoria não acatou as minhas denúncias, então eu entrarei com um processo jurídico e um boletim de ocorrência contra o dr. Paulo Kuhlmann”.