SINAL

EUA concedem novo visto para ministro Fernando Haddad

Posição afasta temor de escalada na crise diplomática entre os países

EUA concedem novo visto para ministro Fernando Haddad
EUA concedem novo visto para ministro Fernando Haddad (Foto: José Cruz - Agência Brasil)

Os Estados Unidos concederam um novo visto para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), nesta segunda-feira (8), após pedido de renovação, em agosto. O anterior venceu em maio. A informação é da colunista da Folha de S.Paulo, Mônica Bérgamo, e, segundo ela, afasta o temor de escalada da crise diplomática com o governo do presidente Donald Trump.

Haddad poderá participar, neste mês, da Semana do Clima de Nova York. E, ainda, do encontro anual do FMI e do Banco Mundial, em Washington, no próximo mês. Destaca-se que, conforme regras internacionais, os Estados Unidos não podem negar que convidados entrem em eventos multilaterais em seu território – apesar de Trump já ter quebrado o protocolo antes.

O Itamaraty fez o pedido aos EUA com base no acordo que impede países sedes de eventos multilaterais de barrarem autoridades convidadas. Contudo, havia apreensão de que o ministro da Fazenda fosse incluído na lista de punições de autoridades brasileiras.

Os Estados Unidos já suspenderam vistos de sete ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e da família do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e da filha dele, de 10 anos. As justificativas seriam uma suposta perseguição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no julgamento da trama golpista no STF.