POSSIBILIDADE

Ex-deputado de Goiás é cotado para ser secretário em São Paulo

O ex-secretário da Educação do governo de Goiás Thiago Peixoto está no radar do governador…

Tarcísio avalia Thiago Peixoto para secretário de Educação em SP
Tarcísio avalia Thiago Peixoto para secretário de Educação em SP (Foto: PSD)

O ex-secretário da Educação do governo de Goiás Thiago Peixoto está no radar do governador eleito de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) para a pasta de Educação. A informação é da Folha. Peixoto, que foi deputado federal por dois mandatos (2011 a 2018), foi titular da secretaria goiana no governo Marconi Perillo (PSDB).

Ele passou pelo MDB, de 2006 a 2010, e depois migrou para o PSD de Vilmar Rocha, em 2014. Na pasta, ele esteve de 2011 a 2015. Peixoto também passou pela secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás e pela de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico, e de Agricultura, Pecuária e Irrigação.

Thiago Peixoto também é um dos fundadores do PSD ao lado do presidente Gilberto Kassab e também de Vilmar Rocha. Kassab foi um dos principais articuladores da campanha do ex-ministro de Bolsonaro. O Mais Goiás tentou contato com o ex-secretário, mas não teve sucesso.

Desempenho

Vale citar, em 2010, as escolas de ensino médio no Estado ocupavam a sétima colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em 2014, passou ao primeiro lugar. Ele chegou, inclusive, a ser cotado para assumir o Ministério da Educação (MEC) no governo Bolsonaro (PL), o qual Tarcísio fez parte como ministro.

“São Paulo tem muitas demandas, e a melhor forma de fazer bom governo é fazer um bom time. A nossa ideia é ter um time técnico muito qualificado, à altura da grande do estado. Vamos primeiro cuidar da transição”, disse Tarcísio no dia da eleição.

Outro possível nome da preferência do governador eleito é o empresário Renato Feder, que ainda é secretário de Educação do Paraná. Assim como em Goiás, aquele Estado teve desenvolvimento melhor que São Paulo no Ideb.