SAÚDE

Fila para cirurgias eletivas em Aparecida tem redução de 14% desde retomada em agosto

Atualmente a fila de pessoas que aguardam por cirurgia no município está em 2.031 pacientes

Aparecida reduz fila de pacientes que aguardam por cirurgias eletivas (Foto: Enio Medeiros - SecomAparecida)
Aparecida reduz fila de pacientes que aguardam por cirurgias eletivas (Foto: Enio Medeiros - SecomAparecida)

Fila para cirurgias eletivas em Aparecida tem redução de 14% desde retomada dos procedimentos. No dia 16 de agosto, data da retomada dos agendamentos e da realização das cirurgias eletivas,  2.379 pessoas aguardavam na por cirurgias eletivas na rede pública do município. A fila foi reduzida para 2.031 pacientes, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.

A maior redução recaiu sobre a fila de cirurgias pediátricas. Na data da retomada, havia 103 crianças esperando por cirurgias em Aparecida. Agora, são 62. Ainda restam 1.126 pedidos de cirurgias eletivas nas áreas de clínica geral, 369 procedimentos em ginecologia e 474 em ortopedia.

Veja como está a fila de pessoas por cirurgias eletivas na rede pública de saúde de Aparecida:

Encaminhamentos de cirurgias eletivas agendadas em Aparecida

De acordo com a SMS, os pedidos de cirurgia que estavam na fila passam por reavaliação que obedece a ordem cronológica para dar os devidos encaminhamentos. A Central de Regulação entrará em contato com os pacientes para agilizar o pré-operatório de quem ainda não o fez, bem como para encaminhamento de pedidos.

Para quem já está com todos os trâmites prontos para realização da cirurgia, o hospital responsável pelo procedimento entrará em contato para agendar o procedimento. Não é necessário que o morador se desloque a nenhuma unidade de saúde para agendar a cirurgia. A agenda será organizada pela SMS.

Procedimentos estavam suspensos devido à pandemia da Covid-19

As cirurgias são realizadas no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (Hmap) e na rede credenciada. Antes de meados de agosto, os procedimentos estavam suspensos em decorrência da pandemia do novo coronavírus, como estratégia municipal para deixar disponível aos pacientes infectados com o Coronavírus o máximo possível de leitos hospitalares.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida, o município está com a taxa de ocupação de leitos de UTIs para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde em 34% e as enfermarias têm ocupação de 26%.