GOLPISTAS

Ghost Calls: entenda o golpe das ligações mudas

Após a validação, o número pode entrar na mira de golpistas. Eles podem ligar e tentar manipular a vítima

Imagem de uma pessoa mexendo no celular
Ghost Calls: Entenda o golpe das ligações que ficam mudas (Foto: canva)

Alguma vez você já recebeu diversas ligações de números desconhecidos e, ao atender, ninguém falou nada e a ligação logo caiu após dizer “alô”? Pois saiba que isso pode ser o início de um golpe. Conhecido como “Ghost Calls”, os criminosos usam a estratégia para saber se um número de celular está ativo ou não.

Ao atender as ligações, mesmo sem falar nada, o sistema já entende que alguém do outro lado está ouvindo. Sendo assim, o número funciona e poderá ser explorado pelo crime organizado. Após a validação, o número pode entrar na mira de golpistas. Eles podem ligar e tentar manipular a vítima para arrancar dados pessoais ou bancários.

Se você atendeu e ficou mudo, desligue na hora. Não diga “alô”, não interaja, pois os golpistas podem reunir informações de potenciais vítimas de golpe, já que a voz pode indicar se é um idoso, adolescente, homem ou mulher, por exemplo, e assim, cometer os crimes numa nova chamada.

O recomendado é evitar atender números desconhecidos. Se não reconhece o número, deixe tocar. Se for uma ligação importante, alguém deixará recado ou mandará mensagem. Quanto menos informação, melhor. Outra orientação é bloquear números estranhos, além de denunciar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ou aos órgãos de defesa do consumidor.