PONTOS TURÍSTICOS

Goiânia 89 anos: veja 10 lugares imperdíveis para conhecer na capital

Neste dia 24 de outubro, Goiânia celebra 89 anos de história. A capital de Goiás…

Feriado da Proclamação da República: o que abre e o que fecha em Goiânia Todos os serviços voltam a funcionar na quinta-feira (16)
Goiânia tem 57 idosos para cada 100 crianças de 0 a 14 anos, diz Censo (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

Neste dia 24 de outubro, Goiânia celebra 89 anos de história. A capital de Goiás é repleta de lugares imperdíveis, que se destacam pela sua diversidade e possibilidade de agradar a todos os gostos e idades. Pensando nisso, o Mais Goiás listou pontos turísticos repletos de história para ajudar quem deseja conhecer mais da cidade.

Além de boas opções para quem ainda não conhece a capital goiana, os lugares aqui listados também representam boas opções de passeio mesmo para quem já conhece e mora por aqui.

1. Centro Cultural Oscar Niemeyer

Centro Cultural Oscar Niemeyer - CCON (Leonardo Finotti / ArchDaily / Divulgação)

Centro Cultural Oscar Niemeyer – CCON (Leonardo Finotti / ArchDaily / Divulgação)

Em um local mais afastado, próximo ao Flamboyant Shopping, o Centro Cultural Oscar Niemeyer é um dos mais importantes centros de cultura da cidade. Para se ter ideia, sua esplanada tem nada menos que 26 mil m², além de ainda concentrar uma biblioteca, teatro e museu.

O espaço recebe exposições de arte e fotografia, apresentações teatrais e musicais, grandes shows e eventos educacionais. Mesmo quando não há nenhuma programação, o espaço é bonito e vale uma visita!

Funcionamento: todos os dias, das 8h às 22h

2. Beco da Codorna

Beco da Codorna em Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Outra dica interessante para um passeio turístico em Goiânia é o Beco da Codorna, ideal para quem curte fotografia, arte urbana e espaços alternativos.

Como o próprio nome já sugere, o lugar é um beco que fica “escondido” na Av. Anhanguera, Centro. Ali funciona um grande museu de arte urbana a céu aberto, com as paredes inteiramente grafitadas, em um trabalho assinado por vários artistas da região.

Uma das obras mais famosas foi feita pelo interventor urbano Dequete, que grafitou o clássico par de asas do lugar, um dos preferidos por quem vai tirar foto no local.

Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, 74040-010

3. Antiga Estação Ferroviária

Antiga Estação Ferroviária é destino para um passeio turístico em Goiânia

Antiga Estação Ferroviária (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, a estação ferroviária foi inaugurada em 1950. No entanto, de acordo com Flávio Cavalcânti, a inauguração aconteceu em 11 de novembro de 1952, data em que chegou o primeiro trem noturno no lugar.

Também construída em estilo art déco, a parte interna do prédio conta ainda com murais de frei Nazareno Confaloni, que foi um dos principais introdutores do modernismo no estado de Goiás, pintados no ano de 1953.

A estação funcionou até a década de 1980, quando recebia trens de carga e passageiros. Assim que o lugar foi desativado, a locomotiva nº 11, também conhecida como “Maria Fumaça”, foi aposentada e colocada na parte externa da estação, onde pode ser visitada até hoje.

Endereço: Av. Goiás, 1799 – St. Central, Goiânia – GO, 74063-010

4. Lago das Rosas

Lago das Rosas (Foto: Reprodução)

Um dos parques mais antigos da capital, o Lago das Rosas é um dos destinos preferidos das famílias goianienses quando o assunto é um passeio ao ar livre em Goiânia. Isso porque além das várias atrações no parque, por ali também se encontra o Zoológico.

O espaço foi construído ainda na década de 1940 e seu nome foi concebido em homenagem a um jardim de rosas que ficava no local. Com cerca de 315 mil m², o lugar é ideal para passar a tarde e fazer um piquenique.

Para quem gosta de levar uma vida mais saudável, o parque conta com pistas para caminhada, corrida e ciclismo, além de estações de ginástica. Destaque também para os pedalinhos, que permitem um passeio super agradável pelo lago do local e fazem a alegria de crianças e adultos.

Endereço: Alameda Das Rosas Q R7, 1931 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74125-010

5. Praça Cívica

Praça Cívica é destino para um passeio turístico em Goiânia

Monumento às Três Raças pode ser visto no canto direito da foto (Foto: Jucimar de Sousa – Mais Goiás)

Não dá pra fazer um passeio turístico em Goiânia sem passar pela Praça Cívica. O lugar é um verdadeiro reduto de art déco, que abriga construções que carregam os traços da marcante arquitetura presente desde o plano urbanístico da cidade.

Pra se ter ideia, Goiânia concentra o maior acervo em art déco do Brasil, com estruturas ainda bem conservadas no Centro. E é bem nesta praça que se encontram prédios como o Palácio das Esmeraldas, o Museu Zoroastro Artiaga e o Coreto, com estruturas geométricas e muita beleza.

O lugar também concentra importantes monumentos, como o “Monumento às Três Raças” e o “Monumento Carajá”. Vale super a pena fazer uma visita!

Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

6. Praça do Sol

Letreiro "Eu Amo Goiânia" na Praça do Sol

(Foto: Reprodução – Maps)

Vamos lá, se o objetivo é fazer um passeio turístico em Goiânia, nada melhor que fechar o roteiro na Praça do Sol. O lugar em si não tem grandes atrativos, já que se trata de uma praça arborizada, com playground e banquinhos.

No entanto, é bem ali que fica o famoso letreiro “Eu amo Goiânia”, que rende boas fotos e marca sua passagem pela capital. Sem dúvida um bom destino!

Endereço: R. 9, s/n – St. Oeste, Goiânia – GO, 74110-100

7. Vila Cultural Cora Coralina

Vila cultural centro cultural cora coralina (Foto: Divulgação)

Vizinha do Teatro Goiânia, a Vila Cultural Cora Coralina é um dos destinos mais instagramáveis e gratuitos em Goiânia. O lugar se encontra no subsolo entre a Rua 3 e a Avenida Anhanguera e costumava receber exposições temporárias e eventos culturais, claro, quando ainda não precisávamos conviver com a pandemia.

Em todo caso, o lugar é sensacional, representando um dos mais importantes centros de cultura da cidade. Além do espaço onde acontecem as mostras culturais, a vila também conta com um lindo centro de convivência e é justamente por ali, que é possível tirar fotos para guardar na memória ou eternizar em suas redes sociais.

A construção do espaço foi pensado para enaltecer a arquitetura do Teatro Goiânia, que por sinal, também é um bom lugar para tirar fotos. Ao mesmo tempo, seu projeto também faz parte do processo de revitalização do centro de Goiânia, resgatando suas memórias.

O lugar conta com um espaço enorme, com banquinhos e luzes que ajudam a construir o charme do ambiente. Tudo orna muito bem com os prédios ao redor e com o próprio teatro, que garantem uma beleza a mais ao lugar. Mais uma boa opção para visitar durante o pôr do sol!

Endereço: R. 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO, 74175-120

8. Parque Mutirama

Parque Mutirama volta a abrir com 10% do público pré-pandemia

Parque Mutirama (Foto: Divulgação)

Entre os lugares para visitar com as crianças em Goiânia, o Parque Mutirama é um destino imperdível. Localizado no centro, é um parque de diversões para toda a família, mas que especialmente entre o público infantil, faz muito sucesso.

Há brinquedos como montanha-russa, tobogãs, barca, carrossel, roda-gigante e muito mais, além do Parque de Dinossauros, que tem réplicas em tamanho real e garante boas fotos.

Instagram: @mutiramagyn

Endereço: Av. Contorno, S/N – St. Central, Goiânia – GO, 74055-140

9. Praça do avião

Goiânia indenizará em R$ 50 mil menina que teve dedos dos pés esmagados por placa

Monumento 14-BIS, do escultor Fernando Nolêtho (Foto: Reprodução | Curta Mais)

Essa praça fica no setor aeroporto e possui uma réplica do avião 14 Bis, construído por Santos Dumont. Sentar ali, dar uma espiadinha na criançada se divertindo e praticando esportes é uma delícia pós almoço.

Endereço: Praça Santos Dumont, 35 – St. Aeroporto

10. Memorial do Cerrado

Memorial do Cerrado (Foto: Divulgação)

Eleito em 2008 como o local mais bonito de Goiânia, O Memorial do Cerrado, complexo científico que funciona no Campus II da PUC Goiás, é um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido que representa as diversas formas de ocupação do bioma e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. É um museu que retrata desde a origem do planeta Terra à chegada dos portugueses ao Brasil.

O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade.

Endereço: Avenida Engles, Jardim Mariliza (PUC-GO, Campus II).