Eleições 2016

Goiás tem 18 municípios com candidatos a prefeito impugnados

Goiás deu início ao período eleitoral com 700 candidatos a prefeito em seus municípios. No entanto, no…

Goiás deu início ao período eleitoral com 700 candidatos a prefeito em seus municípios. No entanto, no decorrer da campanha, 20 foram considerados inaptos à disputa pela Justiça Eleitoral até esta sexta-feira (30).

Os dados constam em um estudo da Federação Goiana de Municípios (FGM) com base nos dados divulgados pelo Superior Tribunal Federal (STF). De acordo com o relatório, 18 municípios do Estado tiveram candidatos com registro impugnado. A nível nacional, das 16.564 candidaturas oficializadas, 455 foram impedidas de seguir campanha, conforme informações da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Para o levantamento, a entidade municipalista levou em consideração os candidatos aptos e inaptos. Desta forma, o primeiro grupo foi formado por candidaturas que estão aguardando julgamento e ainda os que possuem pedido cassado, cancelado, deferido ou indeferido com recurso, além dos candidatos considerados deferidos para o pleito. Já o segundo grupo foi composto por pedido cancelado, cassado, indeferido e quando houve renúncias ou falecimentos.

A mudança nesse cenário refletiu diretamente na forma de disputa pelo cargo de prefeito. Em Goiás, quatro municípios possuem apenas um candidato à prefeitura: Mutunópolis, Moiporá, Vianópolis e São João da Paraúna. No restante do País há outros 96 municípios na mesma situação.

Os candidatos impugnados, porém, ainda podem recorrer da decisão. O eleitor que quiser acompanhar a situação de cada candidato deve acessar o site: http://divulgacandcontas.tse.jus.br/

De acordo com o presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Divino Alexandre da Silva, as eleições municipais têm um caráter especial, uma vez que os gestores municipais estão próximos ao cotidiano da população. “É o momento em que o povo participa para a decisão política do seu município, consciente de seu papel e da importância de cobrar resultados da administração pública. Assim, todos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico local”, avalia Divino.

Confira a lista de municípios com candidatos a prefeito impugnados. O asterisco (*) indica locais onde há mais de um postulante inapto para a disputa, de acordo com o SupremoTribunal Federal (STF):

– Acreúna*

– Água Fria de Goiás

– Alexânia

– Cachoeira Dourada

– Divinópolis de Goiás*

–  Fazenda Nova

– Goianápolis

– Goiatuba

– Israelândia

– Itaberaí 

– Itumbiara

– Mimoso de Goiás

– Palmelo

– Pontalina

– Santa Cruz de Goiás

– Santo Antônio do Descoberto

– São Luís de Montes Belos

– Uruana