Governo divulga lista de feriados e pontos facultativos de 2026
Ao todo, o próximo ano terá dez feriados nacionais; lista é definida pelo Ministério da Gestão
(O Globo) O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira a portaria que estabelece o calendário de feriados nacionais e pontos facultativos para 2026. Ao todo, o próximo ano terá dez feriados nacionais, dos quais nove cairão em dias úteis — um dos cenários mais favoráveis dos últimos anos para quem pretende planejar folgas prolongadas. Sete feriados nacionais ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriadões sem necessidade de dias extras de descanso. Entre eles estão o Dia do Trabalho, em 1º de maio, que cairá numa sexta-feira, e o feriado da Independência do Brasil, em 7 de setembro, numa segunda.
- Quais os destinos mais buscados em Goiás no Réveillon? Veja a lista
- Maior bolão da Mega da Virada em Goiás completa 7 anos e já gastou R$ 600 mil em bilhetes
Outras datas também ampliam as chances de emendas. A Confraternização Universal, em 1º de janeiro, será numa quinta-feira, enquanto o feriado de Tiradentes, em 21 de abril, cairá numa terça. Com a possibilidade de um dia adicional de folga, essas datas podem se transformar em feriados prolongados. Nesse cenário, até nove feriados nacionais poderão ser emendados ao longo do ano.
Veja lista completa de feriados de 2026
- 1º de janeiro (quinta-feira) — Confraternização Universal
- 3 de abril (sexta-feira) — Paixão de Cristo
- 21 de abril (terça-feira) — Tiradentes
- 1º de maio (sexta-feira) — Dia Mundial do Trabalho
- 7 de setembro (segunda-feira) — Independência do Brasil
- 12 de outubro (segunda-feira) — Nossa Senhora Aparecida
- 2 de novembro (segunda-feira) — Finados
- 15 de novembro (domingo) — Proclamação da República
- 20 de novembro (sexta-feira) — Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
- 25 de dezembro (sexta-feira) — Natal
Veja lista de pontos facultativos de 2026
- 16 de fevereiro (segunda-feira) — Carnaval
- 17 de fevereiro (terça-feira) — Carnaval
- 18 de fevereiro (quarta-feira) — Quarta-Feira de Cinzas (até as 14h)
- 20 de abril (segunda-feira) — véspera de Tiradentes
- 4 de junho (quinta-feira) — Corpus Christi
- 5 de junho (sexta-feira) — emenda de Corpus Christi
- 28 de outubro (quarta-feira) — Dia do Servidor Público federal
- 24 de dezembro (quinta-feira) — Véspera do Natal (após as 13h)
- 31 de dezembro (quinta-feira) — Véspera do Ano Novo (após as 13h)
O calendário também inclui pontos facultativos tradicionais, como o Carnaval e o Corpus Christi, o que eleva para mais de dez o número de dias úteis com potencial de folga ou emenda. No caso do Carnaval, que em 2026 ocorrerá nos dias 16 e 17 de fevereiro, com a Quarta-Feira de Cinzas em 18 de fevereiro (ponto facultativo até as 14h), o período foi considerado de forma conjunta, já que costuma ser tratado como um único feriadão em boa parte do país, apesar de não ser feriado nacional.
A portaria, assinada pelo ministro substituto da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, estabelece que os feriados e pontos facultativos deverão ser observados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo dos serviços essenciais. O texto também detalha regras para compensação de horários em dias de guarda religiosa não previstos no calendário oficial, além de limites para a adoção de feriados estaduais, municipais e religiosos.
Feriados locais podem tornar o calendário ainda mais vantajoso, a depender da região. Em São Paulo, por exemplo, o aniversário da cidade, celebrado em 25 de janeiro, é feriado municipal e pode gerar novas oportunidades de descanso.