COLUNA DO JOÃO BOSCO BITTENCOURT

Gracinha Caiado apresenta programa Aprendiz do Futuro ao embaixador do Brasil no Reino Unido

Em reunião na residência diplomática em Londres, Goiás destacou avanços em educação, políticas sociais e meio ambiente, com participação de jovens em intercâmbio cultural

Gracinha Caiado, autoridades goianas e estudantes do Aprendiz do Futuro são recebidos pelo embaixador Antônio Patriota, em Londres (foto divulgação)

Em agenda oficial no Reino Unido, a primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, apresentou o programa Aprendiz do Futuro ao embaixador do Brasil em Londres, Antônio Patriota. A reunião ocorreu na manhã desta sexta-feira (24/10), na residência oficial do diplomata. Também participaram os 12 jovens goianos que cumprem intercâmbio cultural e educacional em Londres e Oxford pelo Desafio Aprendizes da Matemática, promovido pelo Governo de Goiás.

Durante o encontro, o embaixador explicou o trabalho da representação brasileira no Reino Unido e conversou com os estudantes sobre política internacional, história e economia, além de compartilhar experiências de sua carreira diplomática.

A comitiva apresentou resultados recentes do governo de Goiás, com destaque para os avanços em educação, desenvolvimento social e preservação ambiental. Entre os números exibidos, estão a redução de 70% do desmatamento, o primeiro lugar no Ideb da educação básica e os índices do Goiás Social, que se consolidou como rede de combate à pobreza e promoção da cidadania.

Gracinha Caiado frisou o papel do estado na formação de jovens e na oferta de oportunidades.
“O Aprendiz do Futuro está em todos os municípios e reflete o compromisso do governador Ronaldo Caiado com a educação e a preparação dos nossos jovens. Não somos apenas referência no Ideb; somos um estado que cria caminhos e dá oportunidade real para todos”, afirmou.

Aprendiz do Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil, com mais de 15,5 mil jovens já atendidos e cerca de 8,5 mil em atividade atualmente, com meta de chegar a 10 mil aprendizes.

Entre os indicadores apresentados na reunião está também a saída de mais de 600 mil goianos da situação de pobreza entre 2019 e 2024, além do maior rendimento médio per capita da série histórica, superando a média nacional.

“A diplomacia também se faz mostrando políticas que transformam vidas. Os resultados de Goiás comprovam que é possível governar com sensibilidade e eficiência”, destacou Gracinha.

Ao final do encontro, a comitiva entregou material institucional do Goiás Social ao embaixador, que parabenizou o estado e reforçou a disposição da embaixada em manter diálogo e cooperação.