Gripe aviária: 17 países suspendem embargo às exportações de carne de frango e outros subprodutos do Brasil
Sem novos casos da doença no país, governo pede o fim das restrições aos parceiros internacionais

BRASÍLIA (AGÊNCIA O GLOBO) – O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta terça-feira, que 17 países retiraram as restrições à importação de carne de frango e outros subprodutos de aves do Brasil. A volta dos parceiros comerciais se deve ao fato de o governo brasileiro ter declarado oficialmente à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), na última quarta-feira, que o país está livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).
De acordo com a pasta, Argélia, Bolívia, Bósnia e Herzegovina, Egito, El Salvador, Iraque, Japão, Lesoto, Líbia, Marrocos, Mianmar, Montenegro, Paraguai, República Dominicana, Sri Lanka, Vanuatu e Vietnã suspenderam o embargo aos produtos brasileiros.
Em maio, foi registrado o primeiro foco de gripe aviária no país, em uma granja comercial em Montenegro (RS). Desde a total divulgação do estabelecimento até 28 dias depois, não foi registrado mais nenhum novo caso de doença em aves que seriam comercializadas. Algumas suspeitas foram descartadas e as ocorrências ocorreram em animais silvestres ou de subsistência.
“O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas fornecidas sobre o caso. As ações fiscalizadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível”, destacou o órgão.
Mercados de destino importantes para as exportações de carne de frango do Brasil, como China e União Europeia continuam fechados para todo o país. Outros, como Arábia Saudita, Rússia e Coreia do Sul, restringiram o embargo ao Rio Grande do Sul. E três países limitaram-se a medida ao município gaúcho de Montenegro.
Veja como está a situação atual das restrições às exportações brasileiras:
Suspensão total das exportações de carne de aves do Brasil
- Albânia
- Argentina
- Canadá
- Chile
- China
- Filipinas
- Índia
- Macedônia do Norte
- Malásia
- Mauritânia
- Paquistão
- Peru
- Timor-Leste
- União Europeia
- Uruguai.
Suspensão restrita ao estado do Rio Grande do Sul
- África do Sul
- Angola
- Arábia Saudita
- Armênia
- Bahrein
- Bielorrússia
- Cazaquistão
- Coreia do Sul
- Cuba
- Kuwait
- México
- Namíbia
- Omã
- Quirguistão
- Reino Unido
- Rússia
- Tajiquistão
- Turquia
- Ucrânia.
Suspensão limitada ao município de Montenegro (RS)
- Catar
- Emirados Árabes Unidos
- Jordânia.