Campeonato Inglês

Guardiola considera Liverpool principal ameaça ao Manchester City: ‘Sempre será’

O duelo deste final de semana será em Anfield, onde Guardiola celebrou apenas uma vitória como treinador do City

Pep Guardiola, treinador do Manchester City
Pep Guardiola, treinador do Manchester City, fala sobre rivalidade contra o Liverpool que vem acontecendo nos últimos anos. Foto: Divulgação - Manchester City

Apesar da fase oscilante vivida pelo Liverpool, décimo colocado do Campeonato Inglês e dono de apenas dez pontos, o técnico Pep Guardiola considera a equipe de Anfield a principal ameaça ao seu Manchester City, atual vice-líder, com 23 pontos, um a menos que o líder Arsenal. Em entrevista coletiva nesta sexta-feira, dois dias antes de enfrentar a equipe comandada por Jürgen Klopp, em duelo marcado para às 12h30 de domingo (horário de Brasília), o espanhol disse acreditar que o rival conseguirá se recuperar em breve.

“(O Liverpool) Sempre foi e sempre será (candidato ao título). Eu sei da qualidade que eles têm, e eles sabem da nossa qualidade. Se me perguntassem isso faltando cinco ou dez jogos para o fim do campeonato, eu diria que o Liverpool não poderia atingir o topo. Mas, no momento em que estamos, com a parada para a Copa do Mundo, tudo pode acontecer”, comentou o treinador

O duelo deste final de semana será em Anfield, onde Guardiola celebrou apenas uma vitória como treinador do City. O único triunfo foi a goleada por 4 a 1, em 2021, quando o estádio não recebeu torcedores por causa das restrições de combate à pandemia de covid-19. A atmosfera do local, contudo, não é vista como um fator determinante pelo espanhol.

“É claro que o público envolve todo o estádio, mas basicamente porque eles têm um bom time. É uma das maiores e mais legais atmosferas, é um prazer estar lá. Mas, como eu disse anteriormente, é um jogo de futebol, é o Liverpool, e o que importa é a qualidade que o time deles tem”, avaliou.

A vitória do ano passado foi a última do City sobre o time de Klopp. Depois disso, os encontros entre as equipes terminaram em dois empates por 2 a 2 e duas vitórias do Liverpool, uma por 3 a 2 (semifinal da Copa da Inglaterra) e outra por 3 a 1 (final da Supercopa da Inglaterra).