OPOSIÇÃO

Hillary Clinton diz que Trump quer proteger ‘amigo corrupto’ Bolsonaro

Ex-secretária de Estados EUA afirmou que os cidadãos do país vão pagar mais caro na carne por isso

Hillary Clinton diz que Trump quer proteger Bolsonaro, 'seu amigo corrupto'
Hillary Clinton diz que Trump quer proteger Bolsonaro, 'seu amigo corrupto' (Foto: Reprodução)

A ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, diz que os cidadãos dos Estados Unidos pagarão mais caro na carne, porque o presidente Donald Trump quer proteger “seu amigo corrupto”. A fala de quinta-feira (10) se refere ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em carta ao presidente Lula (PT), na qual anunciou o tarifaço de 50% nas exportações brasileiras, Trump citou reciprocidade como razão, mas também o aliado ideológico Jair Bolsonaro, que, segundo ele, é vítima de um “caça às bruxas” do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da suposta trama golpista.

Na rede social Bluesky, Hillary afirmou: “Você está prestes a pagar mais por carne bovina não só porque Trump quer proteger seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder seu poder sobre a política comercial a ele.”

Nesta sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos voltou a defender Bolsonaro em entrevista na Casa Branca. “Eu o conheço bem, eu negociei com ele. Ele era um negociador muito duro, um homem muito honesto e que ama o povo brasileiro. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro para negociar, mas também muito honesto, e eu conheço os honestos e os corruptos”, afirmou.

Sobre conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acerca das tarifas, ele disse que deve fazer “em algum momento, mas não agora”.

LEIA TAMBÉM:

Faeg vê risco à competitividade do agro goiano após tarifaço de Trump