DOAÇÃO

Hospital Estadual de Formosa faz sua primeira captação de órgãos para transplantes

Órgãos serão destinados a pacientes que aguardam na fila de espera no estado

Homem que recebeu transplante de rim de porco morre nos Estados Unidos
Homem que recebeu transplante de rim de porco morre nos Estados Unidos (Foto: Imed)

O Hospital Estadual de Formosa Dr. César Saad Fayad (HEF) realizou, no sábado (4), a primeira captação de órgãos para transplantes. O procedimento contou com o apoio de transporte aéreo da Casa Militar do Governo de Goiás e da equipe da Gerência de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) – dois médicos e duas enfermeiras, que estiveram na unidade pra conduzir o processo de captação.

Na ocasião, foram captados captados rins e córneas após a constatação de morte encefálica da doadora de 74 anos. Segundo Katiúscia Freitas, gerente de transplantes da SES-GO, “família autorizou a doação dos órgãos após o diagnóstico da morte encefálica devido a um traumatismo craniano. É um momento difícil para a família, mas tiveram a sensibilidade para autorizar a doação”.

Ela explica que o transporte dos órgãos foi feito por um avião do governo estadual. “Todos os órgãos doados beneficiarão pacientes que estão na fila de espera no estado”, emendou.

Ainda em relação a paciente, ela deu entrada no Hospital de Formosa após uma queda. Apesar da assistência, foi constatada a morte encefálica. A unidade, então, contatou a família, que autorizou a doação de órgãos.

Vale citar, o HEF foi estadualizado em 2020 e funcionou, à época, como hospital de campanha. Ele atende cerca de oito municípios da região norte que somam mais de 200 mil habitantes.