iFood: Imagens de refeições feitas com IA irritam consumidores
Plataforma diz que orienta parceiros a usar imagens melhoradas ou geradas por robô apenas se representarem o produto de forma coerente

Imagens de refeições feitas com IA no iFood estão gerando polêmica e irritando consumidores nas redes sociais. Muitos usuários têm criticado a prática, alegando que os anúncios criados com inteligência artificial podem induzir ao erro e ferir os direitos do consumidor. A polêmica envolve principalmente a fidelidade das imagens em relação ao produto entregue e a ausência de avisos claros sobre o uso da tecnologia.
Segundo o Procon-SP e o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), o uso de imagens criadas ou aprimoradas com inteligência artificial não é proibido. No entanto, essas imagens precisam representar com fidelidade o prato oferecido e conter a informação de que são “meramente ilustrativas”. Caso o consumidor receba um item que não corresponde ao que foi apresentado, pode ser caracterizada propaganda enganosa.
como que esse povo tem coragem de usar ia até no ifood? eu tô revoltada pic.twitter.com/TbzKV4y8PX
— thamimi (@taemires) June 20, 2025
Cara isso não seria alguma violação da Idec ou Anvisa?
— Anomalia (@anomalia_fobia) May 26, 2025
Se o estabelecimento esta usando IA ao invés da foto real da comida é porque tem algo de errado nela. https://t.co/507TSmSFS8
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“A empresa que utiliza essa tecnologia para divulgação precisa entender que está assumindo um risco de frustração e que seu produto pode configurar propaganda enganosa em caso de dissonância entre a imagem e o que é entregue”, afirma Igor Marchetti, advogado do Idec.
Em nota, o iFood informou que orienta seus parceiros a usar imagens feitas com IA apenas se representarem fielmente o produto final. “Esse cuidado é essencial para garantir uma boa experiência ao cliente e preservar a relação de confiança com os estabelecimentos”, diz a plataforma. O app afirmou ainda que atualizou recentemente sua política de uso de imagens, enviando comunicados, vídeos educativos e materiais explicativos aos restaurantes cadastrados.
O @iFood precisa barrar estabelecimentos que usam fotos de IA das suas comidas ou tem que colocar uma marca falando que se trata de imagem de IA.
— neithan (@villanathan) June 1, 2025
Além de ser fora da realidade é uma propaganda enganosa da comida que não tem nada a ver como realmente ela é. pic.twitter.com/2Mg2yoc019
O iFood também destacou que conta com o apoio dos usuários para relatar inconsistências diretamente pelo aplicativo. As denúncias são avaliadas, e, dependendo da gravidade, podem resultar desde advertência até a exclusão do restaurante da plataforma.
De acordo com o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária proíbe que anúncios induzam o consumidor ao erro sobre composição, aparência ou finalidade do produto anunciado.
Não acredito, tava no ifood e achei um restaurante que usa foto de ia, a comida deles deve ser uma merda pic.twitter.com/k21vXdslEc
— Nie 🌙 (@kozhennikov) June 24, 2025
Já a AbraselSP (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo) afirmou não notar um uso expressivo da inteligência artificial em fotos de pratos, justamente por temer que isso prejudique a confiança dos clientes. “A imagem tem que ser real para que o cliente saiba exatamente o que vai consumir. A questão é o bom senso”, disse a entidade.
Enquanto isso, nas redes sociais, a pressão cresce para que o iFood proíba ou, ao menos, regule com mais rigor o uso de IA nos cardápios virtuais. Para muitos, a transparência é o mínimo que se espera quando o assunto é comida — principalmente quando se trata de um prato que só será visto de verdade na hora da entrega.
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inacreditável q uma hamburgueria no ifood usou IA para fingir que é a comida deles KKKKKKK pic.twitter.com/VK5zDZ01va
— fe (spilled) (@febedumbb) June 14, 2025