oportunidade

Inscrições para Prova Nacional Docente iniciam nesta segunda (14/7)

A PND não substituirá os concursos públicos, servirá como uma alternativa aos processos seletivos voltados a professores

Imagem de uma mulher realizando uma prova
Inscrições para Prova Nacional Docente iniciam nesta segunda (Foto: freepik)

A primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) está com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira (14/7). A avaliação será semelhante a um concurso, para selecionar professores de educação básica que lecionarão nas redes públicas de ensino do Brasil. A PND não substituirá os concursos públicos, mas servirá como uma alternativa aos processos seletivos voltados a professores.

Podem participar estudantes na fase final de cursos de licenciatura, inscritos no Enade 2025 e demais interessados em participar de concursos ou processos seletivos públicos. É necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 85 até 31 de julho. No entanto, os candidatos de baixa renda com ficha no CadÚnico ou doadores de medula óssea podem solicitar a isenção.

A prova

A PND terá 5h30 de duração e será composta por uma parte de formação geral docente, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de componente específico, próprio de cada área de avaliação das Licenciaturas. Na formação geral, serão 30 questões de múltipla escolha e uma discursiva, e 50 questões no componente específico.

As áreas específicas a serem testadas na prova são: Artes Visuais, Biologia, Ciências Sociais, Computação, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Português, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Letras Inglês, Matemática, Música, Química, Pedagogia.

Os interessados podem se inscrever até o dia 25 de julho. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo Sistema PND. A prova será aplicada em 26 de outubro, em todo o país.