SENSIBILIDADE

Juiz sai do fórum para atender homem em situação de rua

Magistrado deixou sua sala para atender Amarildo Francisco dos Santos Silva, que tem problemas de locomoção, e garantir a ele a concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo

Juiz sai do fórum para atender homem em situação em situação de rua
Juiz sai do fórum para atender homem em situação em situação de rua (Foto: JFAL)

O juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo deixou o fórum e foi às ruas de Maceió (AL) para realizar uma audiência com um homem em situação de rua. O caso revelado pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) nesta semana mostra que o magistrado deixou sua sala para atender Amarildo Francisco dos Santos Silva, que tem problemas de locomoção, e garantir a ele a concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo.

Amarildo teve uma doença na perna após trabalhar mais de 20 anos como vigilante. Ele ficou desempregado e teve que morar na rua. O juiz se sensibilizou com a situação do homem de 57 anos e levou para a rua a audiência que aconteceu na última segunda-feira e teve a participação de representantes do INSS.

“Trata-se de um trabalhador. Passou por diversas empresas, mas por questão de saúde ele ficou impossibilitado de trabalhar. Fizemos essa audiência porque o Amarildo encontra-se em situação de rua e não conseguiria chegar à Justiça Federal. Trata-se de uma questão de urgência. Acreditamos que vamos conceder uma garantia mínima para restabelecer a dignidade a esse trabalhador”, explicou o juiz.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) possui uma resolução que prevê audiências fora do fórum. O intuito é oferecer atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

MP denuncia médicas por morte de menino que colocou grão de milho no nariz em Goiatuba