Juiz sai do fórum para atender homem em situação de rua
Magistrado deixou sua sala para atender Amarildo Francisco dos Santos Silva, que tem problemas de locomoção, e garantir a ele a concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo
O juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo deixou o fórum e foi às ruas de Maceió (AL) para realizar uma audiência com um homem em situação de rua. O caso revelado pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL) nesta semana mostra que o magistrado deixou sua sala para atender Amarildo Francisco dos Santos Silva, que tem problemas de locomoção, e garantir a ele a concessão de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de um salário mínimo.
Amarildo teve uma doença na perna após trabalhar mais de 20 anos como vigilante. Ele ficou desempregado e teve que morar na rua. O juiz se sensibilizou com a situação do homem de 57 anos e levou para a rua a audiência que aconteceu na última segunda-feira e teve a participação de representantes do INSS.
“Trata-se de um trabalhador. Passou por diversas empresas, mas por questão de saúde ele ficou impossibilitado de trabalhar. Fizemos essa audiência porque o Amarildo encontra-se em situação de rua e não conseguiria chegar à Justiça Federal. Trata-se de uma questão de urgência. Acreditamos que vamos conceder uma garantia mínima para restabelecer a dignidade a esse trabalhador”, explicou o juiz.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) possui uma resolução que prevê audiências fora do fórum. O intuito é oferecer atendimento prioritário e sem burocracia nos tribunais brasileiros.
LEIA TAMBÉM:
MP denuncia médicas por morte de menino que colocou grão de milho no nariz em Goiatuba