criminosos

Justiça brasileira busca Hitler, Elvis Presley e Jesus Cristo

Brasil tem cerca de 300 mil mandados de prisão em aberto

Brasil tem cerca de 300 mil mandados de prisão em aberto Justiça brasileira busca Hitler, Elvis Presley e Jesus Cristo
Imagem: IA/Reprodução

Entre os quase 300 mil mandados de prisão e internação em aberto no Brasil, a Justiça brasileira enfrenta situações curiosas que vão além da gravidade dos crimes: alguns foragidos chamam atenção pelos nomes, como Hitler, Elvis Presley e Jesus Cristo. O levantamento é do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e foi detalhado em reportagem da revista VEJA.

Um dos casos é o de Hitler da Silva Ângelo, que possui mandado de prisão preventiva expedido desde dezembro de 2024, em um processo que apura homicídio no Rio de Janeiro. Outro investigado com nome semelhante, Hitler Silva, também no estado fluminense, é alvo de investigação por organização criminosa desde junho de 2023.

A lista do CNJ ainda reúne pelo menos dez foragidos chamados Elvis Presley, procurados por crimes como roubo, homicídio e posse irregular de arma de fogo. Cinco desses mandados de prisão foram expedidos apenas neste ano, enquanto outros dois datam de 2025.

Já o nome Jesus Cristo aparece em um processo da Justiça de Juazeiro do Norte (CE). Nesse caso, trata-se de um mandado de internação definitiva após homicídio consumado, relacionado ao descumprimento de uma medida de segurança com tratamento ambulatorial. Segundo o documento judicial, expedido em outubro de 2024, o condenado não foi localizado para iniciar o acompanhamento médico determinado pela sentença.

Outro nome conhecido que aparece entre os foragidos da Justiça brasileira é Michael Corleone — não o famoso personagem de O Poderoso Chefão, mas um homem acusado de roubo em Manaus (AM). O mandado em aberto, registrado no sistema do CNJ, foi expedido em fevereiro de 2023.

Também constam na lista dois homens que assinam como Ayrton Sena, com apenas um “n” no sobrenome, acusados de tráfico de drogas e estelionato. Curiosamente, ambos nasceram em maio de 1994, mês em que o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, morreu no trágico acidente em Ímola, na Itália.

Mandados de prisão em aberto no Brasil

Além dos nomes inusitados, os números revelam a dimensão do problema. O Brasil soma hoje cerca de 300 mil mandados de prisão em aberto, muitos deles por crimes graves, como tráfico, roubo e homicídios. Em 2013, eram 192 mil ordens não cumpridas. Em 2020, esse número ultrapassou a marca de 306 mil, segundo dados oficiais do CNJ.

O mandado de prisão mais antigo ainda válido no país foi expedido em 1990, contra Antonio Afonso Coelho, condenado pelo assassinato de Antonio da Silva Borges da Costa, em uma fazenda no município de Baião (PA). O crime ocorreu com disparos de espingarda, e o réu fugiu antes de cumprir pena. Condenado à revelia em 2012, ele nunca passou pelo sistema prisional. Hoje com 71 anos, não há sequer confirmação de que ainda esteja vivo. Mesmo assim, o mandado segue válido até 2050.

A lista ainda inclui foragidos famosos, como integrantes das cúpulas do PCC e do Comando Vermelho, reforçando o desafio das autoridades em dar cumprimento às milhares de ordens judiciais espalhadas pelo país.

*Com informações da Veja