crimes virtuais

Justiça determina quebra de sigilo de contas que chamaram Felca de pedófilo

Vídeo "Adultização" publicado pelo influencer já acumula 38 milhões de visualizações

Justiça determina quebra de sigilo de contas que chamaram Felca de pedófilo Vídeo Adultização já acumula 38 milhões de visualizações
Foto: Reprodução/Youtube

A Justiça de São Paulo autorizou a quebra de sigilo de perfis que chamaram o influenciador Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, de pedófilo enquanto ele produzia o vídeo “Adultização”, que já acumula mais de 38 milhões de visualizações nas redes sociais.

Na decisão, a juíza Flavia Poyares Miranda afirmou que os perfis cometeram atos ilícitos e determinou que as plataformas X e YouTube forneçam dados dos usuários, incluindo registros de acesso — como IPs, com data e hora — e informações cadastrais.

O despacho estabelece que as empresas entreguem as informações em até cinco dias, sob pena de multa diária de R$ 200, limitada a 30 dias.

O caso teve início no ano passado, quando, durante a produção do vídeo, usuários notaram que Felca seguia perfis de crianças e adolescentes com conteúdo sexualizado. Na época, ele se defendeu dizendo que isso fazia parte da investigação para o trabalho que estava produzindo.

Mesmo assim, centenas de internautas passaram a atacá-lo com mensagens como “pedófilo e abusador escroto”, “nojento pedófilo e abusador” e “tem a mente corroída pela pornografia”.

Depois da publicação do vídeo, o influenciador entrou na Justiça contra todas as 233 contas que fizeram as ofensas. A lista dos perfis foi divulgada nas redes sociais do advogado João de Senzi. No processo, não foi pedida a suspensão das contas, apenas a remoção do conteúdo e a identificação dos responsáveis.

Felca afirmou que aceita acordo com quem o ofendeu, desde que a pessoa doe R$ 250 para instituições que combatem a exploração sexual infantil. Segundo o advogado, ao menos 80 usuários já se retrataram e fizeram o pagamento, o que levou à desistência do processo contra eles.

Em entrevista ao PodDelas, o influenciador contou que, após publicar vídeos com denúncias, passou a andar com carro blindado e segurança particular devido a ameaças.

Vídeo do Felca: entenda as denúncias feitas contra influencers e mães

vídeo do Felca está no centro de uma grande polêmica nas redes sociais. Na gravação, publicada pelo youtuber Felipe Bressamin Pereira, conhecido como Felca, são apresentadas denúncias contra influencers e mães acusados de expor e explorar menores de idade em conteúdos para a internet. Com mais de 31 milhões de visualizações, o material — intitulado “adultização” — cita casos como o do paraibano Hytalo Santos, do canal “Bel para Meninas”, e da mãe da adolescente Caroliny Dreher. Assista ao vídeo aqui!

LEIA TAMBÉM: