Justiça determina transferência de corpo de homem enterrado ao lado de assassino, em SC
Prefeitura de Brusque informou que irá acatar a determinação

Vítima enterrada ao lado de assassino! O corpo de um homem será exumado em Brusque, Santa Catarina, para que não permaneça mais ao lado do túmulo do seu assassino. A determinação da Justiça é que os restos mortais da vítima sejam transferidos para outra região do cemitério, a fim de evitar desconforto à família. A prefeitura confirmou que seguirá a ordem do Juizado da Fazenda Pública.
O homem foi assassinado em 2019, e após o crime, o criminoso tirou a própria vida. Ambos foram sepultados no mesmo dia, em túmulos vizinhos, mas em horários diferentes. Mais tarde, os filhos da vítima perceberam que o assassino estava enterrado ao lado do pai e recorreram à Justiça para solicitar a mudança. A alegação era de que isso causava constrangimento aos parentes que visitavam o local.
Segundo a sentença, essa situação provocava desconforto aos familiares sempre que eles iam ao cemitério. É importante reconhecer o direito à paz espiritual dos familiares do falecido, com a oportunidade de afastar o túmulo do seu agressor, permitindo que a memória afetiva do falecido seja lembrada sem associação àquele que o colocou ali”, lê-se na decisão.
Os filhos da vítima moveram o processo contra a cidade de Brusque, alegando danos morais, mas a compensação financeira foi negada devido à “falta de ação ilícita por parte do cemitério, que sepultou o pai dos autores de maneira apropriada”.
A decisão também aponta que não há evidências de que os familiares tenham comunicado previamente ao cemitério sobre a identidade do vizinho do falecido no túmulo, o que teria permitido a possibilidade de uma mudança. A sentença pode ser objeto de recurso por ambas as partes.
• Caso Ariane: réu conta ao júri como ocorreu o assassinato, com “mata-leão” e facadas