Lula defende cassação de Eduardo Bolsonaro: ‘traição da pátria’
Presidente ainda criticou tarifaço e Bolsonaro
O presidente Lula afirmou nesta quinta-feira (14) que o deputado federal Eduardo Bolsonaro merece ter seu mandato cassado, classificando a atuação do parlamentar como “traição da pátria”. Durante discurso em Pernambuco, o mandatário acusou o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro de ter ido aos Estados Unidos para instigar o governo americano contra o Brasil. “Ele [Eduardo Bolsonaro] está traindo o país. Esta é a verdadeira traição da pátria. Não dá para a gente ficar quieto”, disse.
- LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro diz que irá às ‘últimas consequências’ para tirar Moraes do STF
O pronunciamento foi feito na cerimônia de inauguração da nova Fábrica de Hemoderivados da Hemobrás, em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco. Lula também criticou medidas adotadas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, afirmando que o Brasil mantém uma relação diplomática de mais de 200 anos com os americanos.
Sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente disse que ele está sendo julgado por suas próprias ações, incluindo tentativas de golpe e responsabilidade em mortes durante a pandemia de Covid-19. “Ele deveria ser julgado em um tribunal internacional pela quantidade de mortes da Covid pelas quais tem responsabilidade”, declarou, sendo aplaudido pelo público presente.
- LEIA MAIS: Eduardo Bolsonaro já disse que prisão domiciliar é ‘sinônimo de impunidade’
Além de Goiana, Lula tem outras agendas em Pernambuco nesta quinta-feira, incluindo visitas a um hospital particular no Recife e entrega de títulos de regularização fundiária em Brasília Teimosa. A nova planta industrial da Hemobrás permitirá que o Brasil produza medicamentos de alto custo a partir do plasma humano, como Albumina, Imunoglobulina e Fatores de Coagulação, reduzindo a dependência externa e beneficiando pacientes de UTIs, hemofilias, doenças raras e grandes cirurgias.
Nos bastidores, a ausência da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, foi interpretada pelo PT como um recado político sobre 2026, enquanto o prefeito do Recife, João Campos, acompanha o presidente. Goiana, que antes dependia da cana-de-açúcar, se tornou um polo de desenvolvimento industrial após a instalação da Hemobrás e do polo automotivo da Jeep.
LEIA TAMBÉM:
- Em pesquisa, Michelle tem desempenho melhor do que Flávio e Eduardo Bolsonaro
- Eduardo Bolsonaro ameaça Alexandre de Moraes: “Nosso objetivo é te tirar” do STF