38º ministério

Lula propõe criação do Ministério da Pequena e Média Empresa às vésperas da reforma ministerial para o Centrão

Presidente confirmou a intenção de aumentar para 38 o número de ministérios em seu governo

Toffoli anula provas e diz que prisão de Lula foi erro histórico Segundo ele, tudo se tratou de uma conspiração
Segurança de Lula é exonerado após ser descoberto como integrante de grupo golpista no WhatsApp (Foto: Agência Brasil)

O presidente Lula (PT) afirmou nesta terça-feira (29) que sugeriu a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa. O desenho da nova pasta era considerado pelo Palácio do Planalto para facilitar a a acomodação do PP e do Republicanos na reforma ministerial que está sendo desenhada por Lula para aumentar o apoio ao governo no Congresso Nacional.

— Nós vamos criar, eu estou propondo a criação do Ministério da Pequena e Média Empresa, das Cooperativas e dos Empreendedores Individuais. Para que tenha um ministério específico para cuidar dessa gente que precisa de crédito e de oportunidade — afirmou Lula durante sua live semanal.

Embora o Planalto já tenha confirmado que os deputados André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) serão nomeados, não havia, até então, pistas do presidente sobre o novo desenho da Esplanada para abraçar os ministeriáveis.

A expectativa era que Lula resolvesse a reforma ministerial antes da viagem de sete dias para a África, o que acabou não acontecendo. Lula participou da reunião dos Brics na África do Sul e depois visitou Angola e São Tomé e Príncipe.

Nesta segunda-feira, o líder do governo no Senado, afirmou que as mudanças na Esplanada dos Ministérios devem sair até esta sexta-feira.

Governo Lula condecora padre Júlio Lancellotti com medalha da Ordem do Ministério da Justiça

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem do Mérito do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no grau de Grã-Cruz, ao padre Júlio Lancellotti. Essa homenagem é agraciada a pessoas que tiveram atuações de destaque que envolvem a pasta. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, 29, e carrega a assinatura do presidente e do ministro da Justiça, Flávio Dino. Continue lendo…