Homenagem

Marconi homenageia Wendell Lira e diz que o jogador devolveu sorriso aos brasileiros

Em homenagem na manhã desta quinta-feira ao vencedor do prêmio Puskas de gol mais bonito…

Em homenagem na manhã desta quinta-feira ao vencedor do prêmio Puskas de gol mais bonito de 2015, o governador Marconi Perillo disse ao jogador do Vila Nova que ele devolveu o sorriso aos brasileiros, marcados por crises moral, política e econômica. “As pessoas andavam cabisbaixas, tristes, e você é responsável pelas poucas alegrias dos brasileiros nesses últimos 12 meses”, afirmou Marconi, no salão Dona Gercina. do Palácio das Esmeraldas. Marconi fez questão de lembrar que votou no gol de Wendell Lira.

O governador elogiou a humildade, a fé em Deus e a capacidade de superação do atleta, que venceu um “gigante no mundo do esporte”, ou seja, Lionel Messi, cinco vezes o melhor do mundo. E destacou outro grande feito do atleta, ao unir todas as torcidas de Goiás e do Brasil, que votaram no gol marcado no Campeonato Goiano de 2015. Para Marconi, a “pintura” gravada no Serra Dourada vai ficar para sempre na memória dos brasileiros.

O governador ressaltou que a homenagem prestada ao jogador é “de todos os goianos e brasileiros”. E agradeceu pela atenção do atleta, que desde que chegou da Suíça, praticamente não descansou. O governador informou que Wendell Lira será agraciado pelo Governo de Goiás, com a medalha do Mérito Anhanguera, e disse esperar uma mobilização dos segmentos da sociedade para que o jogador possa ter também uma recompensa material.

Também ao parabenizar o vilanovense, José Eliton revelou que, ao ser avisado pela esposa do resultado da premiação da Fifa, postou uma foto do jogador com a camisa do Vila Nova. Choveram reclamações e o vice-governador teve de colocar outra foto de Wendell, com a camisa do Goianésia. De toda forma, Eliton citou a importância dos times pelos quais o jogador passou, todos marcantes na carreira do atleta. “Mas, agora, ele é Vila”, brincou.

Jeito goiano

Ao agradecer a deferência, Wendell Lira destacou o carinho demonstrado por todos. Lembrou que, em Zurique, foi abordado por diversas pessoas, que queriam saber do seu jeito de agir e falar. “É o jeito goiano, atencioso, carinhoso, e que conquista as pessoas”, disse, ao reafirmar sua felicidade por representar Goiás num evento tão importante. Coisa que o esporte, futebol em especial, pode proporcionar, como poucas atividades. “O futebol é capaz de criar situações quase impossíveis”, avaliou.

Também presente na homenagem, o prefeito de Goianésia, Jalles Fontoura, apresentou camisas com a estampa do jogador e a frase: “Wendell Lira, do Goianésia para o mundo – ganhador do prêmio Puskas 2015”.  E confirmou que o Wendell terá um busto de bronze na porta do estádio da cidade. Informou ainda que já fechou com os Correios um acordo para lançar um selo em homenagem ao gol mais bonito do mundo.

Representante do Judiciário goiano, o corregedor-geral do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques, também levou seus cumprimentos ao vilanovense. E ressaltou que, a partir do dia 31 de janeiro, na estreia contra o Goiás, pelo Goianão de 2016, o atleta passará a defender as cores do Vila, time de coração do desembargador. Presidente da Assembleia Legislativa, Helio de Sousa foi outro que enalteceu o feito do jogador, gesto que, também segundo Helio de Sousa, uniu as torcidas de Goiás e Vila Nova.