Marconi: “Trabalhamos todo dia para transformar melhor a vida dos goianos”
A declaração foi dada durante uma rodada do quadro Pergunte, o Governador Responde, que vai ao ar pelas redes sociais
Em mais uma rodada do quadro Pergunte, o Governador Responde, em que atende diretamente às questões feitas pelos internautas que acompanham a administração nas redes sociais, o governador Marconi Perillo afirmou nesta sexta-feira (18/11) que sua gestão vem trabalhando para transformar para melhor a vida dos cidadãos goianos. Segundo o governador, um dos melhores exemplos dessa determinação do Governo de Goiás está na geração de empregos, em que o Estado figura como líder no País.
“Esses indicadores (de emprego) mostram que há um acerto na relação do governo do Estado com os empreendedores, na política de desenvolvimento econômico do Estado de Goiás. Trabalhamos todo dia para transformar para melhor a vida dos goianos”, disse Marconi. O governador disse ainda que sua obstinação é, cada vez mais, entender as demandas da população, por isso está ouvindo todos os prefeitos eleitos e reeleitos em audiências individuais.
Leia, abaixo, a íntegra das respostas do governador às perguntas feitas pelos internautas:
“Ao ouvir os prefeitos, estamos ouvindo a população”
Já recebi, coletivamente ,depois das eleições mais de 150 prefeitos eleitos. Agora estou na fase de receber prefeitos de forma individual. Hoje completarei 34 prefeitos recebidos. Estou recebendo os prefeitos das maiores cidades. Em dezembro, terei completado cem prefeitos. Estou discutindo com todos eles sobre as prioridades e parcerias do Governo do Estado em relação aos municípios que eles vão representar a partir do ano que vem. Tenho aproveitado para falar sobre medidas de austeridade que deverão ser tomadas por todos, especialmente de não se inchar a máquina administrativa em função da crise econômica – a mais grave vê todos os tempos. Se os prefeitos não tiverem os cuidados necessários agora, vão terminar sua gestão muito mal. Além disso, tenho anotado as reivindicações e propostas de parcerias para que, no início de janeiro, possamos fazer um planejamento e depois começar as parcerias, independente de filiação política e ideológica. O importante é estabelecer parcerias com todos os municípios do Estado. Até agora todas as conversas foram muito boas. Afirmo que essas audiências marcam o início de diálogo proveitoso com novos governantes.
“Meu objetivo é unir forças com os governos para fazermos o melhor para a população”
Tenho tido uma relação republicana com todos. O prefeito eleito de Aparecida, Gustavo Mendanha, acompanhou todo esse trabalho de parceria que tive com Aparecida na gestão do prefeito Maguito. Já tenho relação de amizade com ele, boa relação política e administrativa e não tenho duvida que teremos uma boa relação. Hoje vou receber o prefeito de Anápolis (Roberto Órion). Tive uma relação republicana com o atual prefeito, João Gomes, e procurarei estabelecer a maior parceria com o prefeito Roberto do Órion. Já telefonei para o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, e me coloquei a inteira disposição. Fiz isso até agora com todos os prefeitos e daqui para frente não será diferente. Meu objetivo é focar forças com os governos municipal e federal para, juntos, enfrentarmos a crise econômica e levarmos o melhor para a população. As pessoas não querem briga entre os entes federados. Querem união de esforços para superamos os desafios e problemas e, consequentemente, melhorar a vida deles.
“Governo trabalha todo dia para garantir o emprego”
Goiás não é uma ilha. Não vivemos fora do contexto do País. O fato de estarmos no primeiro lugar no ranking da geração de emprego, até outubro deste ano, não assegura que teremos o mesmo desempenho ano que vem. Vai depender da econômica brasileira. A parte do governo do Estado continuará sendo feita. Esse desempenho não vem de graça. Isso é graças a uma política agressiva para atração de investimentos, indústrias, visitas ao estrangeiro para trazer empresas, legislação específica de incentivos fiscal para atração de indústrias, conversas com empresários em todo o País. Vamos continuar com nossa política. Vai depender do cenário internacional, nacional e da relação com os prefeitos. Muitos prefeitos pedem indústrias para suas cidades, mas muitas vezes não se mexem para que estas indústrias cheguem. Estamos de portas abertas para apoiar o desenvolvimento industrial em todas as regiões do Estado, principalmente o desenvolvimento descentralizado. Esses indicadores (de emprego) mostram que há um acerto na relação do governo do Estado com os empreendedores, na política de desenvolvimento econômico do Estado de Goiás. Trabalhamos todo dia para transformar para melhor a vida dos goianos.
“Goiás é um dos cinco Estados mais equilibrados porque temos tido a ousadia de fazer as coisas com antecedência”
A política de captação de investimento é constante. Já temos quatro montadoras instaladas em Goiás. Uma de máquinas e tratores, outras três de automóveis. Temos protocolos assinados. Nosso objetivo é que Goiás esteja entre quatro principais Estados industriais na área de montagem de veículos. Isso tem uma vantagem: serão gerados milhares de empregos diretos e indiretos. Se não formos ousados e não buscamos parceiras, principalmente com o Ministério da Indústria, vamos passar batido e outros Estados passam na nossa frente. Se Goiás é um dos cinco Estados que melhor enfrentaram a crise nestes últimos dois anos, um dos mais prósperos e equilibrados é porque nos temos tido a ousadia de fazer as coisas com antecedência. Se a agente vislumbra que vai ter um terremoto na frente, fazemos o trabalho preventivo para evitar um mal maior.
“Esperamos que leilão da Celg D seja um sucesso”
Estamos aguardando com expectativa o interesse várias empresas nacionais e internacionais, no dia 30. Espero que este leilão seja revestido de sucesso. Até porque, independentemente, dos recursos da privatização em si, vamos ter R$ 2 bilhões em dois anos de investimento pelos novos controladores para melhorar energia, no comércio, nas indústrias no agronegócio, no Estado inteiro. Importante que a gente tenha esse investimento. Isso vai ser muito bom para nossa economia, para atender as demandas novas para melhorar a energia para todo mundo. Por outro lado, ainda vamos ter recursos oriundos da privatização. Todos esses recursos vão ser investidos em Goiás em saúde, educação, infraestrutura e saneamento básico.
“Estou concentrado na minha gestão e na modernização do Estado”
Eu não disse que vou disputar prévias. Apenas disse que não descarto. Estou concentrado na minha gestão, que possa deixar bom legado histórico, de modernização do Estado, econômica e social, redução das desigualdades sociais, investimento em infraestrutura e, principalmente, investimentos nos seres humanos. Só nas escolas de arte e cultura temos quase 10 mil alunos. Alguns que estão se transformando em ícones, exportados para o Brasil e para o mundo. Temos programas sociais que mexem diretamente com a vida do cidadão. São mais de 50 programas do governo que ao longo do tempo ajudaram a dar upgrade aos cidadãos goianos, a mudar a face social e econômica do Estado. Esse é o meu comprometimento.
“Nosso trabalho está voltado para a promoção humana”
Temos três programas que serviram de modelo para o Brasil. O Renda Cidadã que se transformou no Bolsa Família. Outro foi o Bolsa família, que ta chegando em 180 mil beneficiados, que se transformou no ProUni. E agora o Cheque Reforma, que virou o Cartão Reforma do governo federal. São medidas que têm caráter de melhorar a vida de uma família, a vida de uma pessoa, a dar oportunidade as pessoas. Uma coisa é ter um trabalho estruturante que atenda ao conjunto, através de obras físicas e de infraestrutura, outra coisa é ter trabalho focado na promoção humana, intervindo para que as pessoas hipossuficiente possam ter oportunidade.
“13º continua a ser pago no mês de aniversário do servidor”
Pagamento do 13° no mês de aniversário do servidor continua. Já pagamos quase todo neste ano e continuamos pagando em dias em 2017. Apesar das inúmeras dificuldades enfrentadas por todos, Temos sido rigorosos com o pagamento de salário.
“Vamos entregar em breve a nova GO-020”
Temos cerca de 40 obras praticamente prontas. A principal delas é a duplicação da GO-020, que liga Goiânia até o trevo de Piracanjuba, que pode ser inaugurada agora em dezembro ou janeiro. Estamos concluindo. Obra importante que comecei neste governo, com pista de ciclovia, reforma da outra via, e iluminação. Só não inaugurei ainda porque houve defeito na obra, sem que o Estado gaste um centavo a mais.