MEC inicia curso de formação em educação especial para professores
O curso de formação em educação especial visa formar professores para promover práticas pedagógicas inclusivas

O Ministério da Educação (MEC) deu início ao curso de aperfeiçoamento em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Realizada a distância, a capacitação terá 120 horas divididas em quatro módulos. O lançamento foi marcado por um webinário, que reuniu nomes da área da educação inclusiva e foi transmitido pelo Canal do MEC no YouTube.
O curso visa formar professores para promover práticas pedagógicas inclusivas e atender às necessidades de cada estudante, garantindo a integração da educação inclusiva no contexto dos direitos humanos.
Na ocasião, o diretor de Educação à Distância da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Antonio Amorim; os professores e consultores da Capes, Márcia Pletsch e Klaus Schlunzen; e o diretor de Políticas de Educação Especial da Secadi, Alexandre Mapurunga, apresentaram as ferramentas da plataforma Ambiente Virtual Colaborativo de Aprendizagem (Avacapes).
“Esse é um momento marcante e histórico, pois se trata do maior programa de formação continuada já desenvolvido no que concerne à educação inclusiva. O curso marca o compromisso ético, político e pedagógico com a justiça social e com o direito inalienável à educação de todos, assumida pelo MEC”, destacou Mapurunga. Antonio Amorim disse que o curso foi muito esperado pela Capes e que se trata de uma temática com relevância social, educativa, emergente e urgente.
O MEC e a Capes ofertarão mais 1,2 milhão de vagas para o curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva até 2026. As inscrições foram iniciadas ainda em 2024, com 250 mil vagas e investimento de R$ 20 milhões, e as aulas começarão em março de 2025. Participam da iniciativa 50 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.