Medicamento em fase de testes mostra potencial para reverter calvície; conheça
Loção pode estar disponível no mercado em 2027
Quem sofre com a perda de cabelo sabe que encontrar soluções eficazes nem sempre é fácil. Agora, um medicamento em fase de testes vem chamando atenção ao mostrar potencial para reverter a calvície, oferecendo uma abordagem diferente dos tratamentos tradicionais. Diferente de remédios que apenas desaceleram a queda, esse novo tratamento promete estimular o crescimento de novos fios, onde antes parecia impossível.
- Levantamento revela os 21 países ‘mais carecas’ do mundo; veja a lista
O PP405, desenvolvido pela empresa americana Pelage Pharmaceuticals, está atualmente em fase 2 de testes clínicos nos Estados Unidos. A proposta do medicamento é inovadora: ele atua nas células-tronco do folículo capilar adormecido, despertando a capacidade de produzir cabelo novamente. Segundo a Anvisa, ainda não há estudos clínicos nem registro do produto no Brasil, mas o lançamento já desperta interesse de especialistas em tricologia.
Atualmente, tratamentos como finasterida, dutasterida e minoxidil ajudam a preservar o cabelo existente e retardar a perda, enquanto transplantes e próteses oferecem soluções temporárias. O PP405, por outro lado, age diretamente no metabolismo das células do folículo capilar. Ele inibe o transportador mitocondrial de piruvato (MPC), aumentando os níveis de lactato, substância capaz de “acordar” os folículos miniaturizados e iniciar um novo ciclo de crescimento.
- Corte que simula calvície faz sucesso nas redes e começa a ganhar adeptos; veja fotos

O efeito observado nos testes clínicos mostra aumento de até 20% na densidade capilar, equivalente a cerca de 18 folículos extras por centímetro quadrado, sem causar efeitos colaterais hormonais comuns em bloqueadores de DHT, como redução da libido. A aplicação é tópica, em forma de loção, diretamente no couro cabeludo, de forma diária e contínua, com resultados visíveis em 16 a 24 semanas.
Especialistas, como o médico Vlássios Marangos, destacam que o tratamento representa um avanço promissor na tricologia. “Estamos vendo resultados de forma mais rápida do que há décadas com medicamentos antigos, como a finasterida, que é usada há mais de 30 anos”, explica.
- Calvície: risco de ficar careca é motivo de ansiedade para nove em cada dez jovens; entenda
O PP405 ainda não tem previsão de disponibilidade no Brasil, mas nos Estados Unidos a expectativa é de lançamento em larga escala até 2027, com custo estimado acima de R$ 1.000 por frasco mensal. Para quem sofre com a calvície, o medicamento representa a possibilidade de não apenas interromper a queda, mas reviver folículos e estimular o crescimento de novos fios, algo que tratamentos tradicionais ainda não conseguem oferecer.
Os países mais carecas do mundo
Um levantamento recente realizado pela World Population Review, descobriu qual é o país com o maior número de carecas no mundo, com cerca de 42,8% da população masculina apresentando a queda de cabelo. Em segundo lugar aparece a Espanha, com 42,6% e logo depois a Alemanha, com 41,2%. Veja a lista completa aqui!