DEU SHOW

Veja fotos da Mocidade Alegre, campeã do Carnaval de São Paulo de 2026

Título do Carnaval de São Paulo foi conquistado nesta terça-feira após a apuração das notas no Sambódromo do Anhembi

Registro do desfile da Mocidade Alegre no carnaval de São Paulo (Foto: Divulgação)
Registro do desfile da Mocidade Alegre no carnaval de São Paulo (Foto: Divulgação)

(O Globo) A Mocidade Alegre, escola do Bairro do Limão, na zona norte da capital, é a campeã do Carnaval de São Paulo em 2026. Neste ano, a escola desfilou com o samba-enredo “Malunga Lea: Rapsódia de uma deusa negra”, em homenagem à atriz Léa Garcia e garantiu o primeiro lugar com 269,8 pontos. Grande favorita, a escola foi o principal destaque no último domingo (15) quando desfilou. Com o título, a Mocidade soma seu 13° título e se estabelece como a 2ª maior campeã do carnaval paulista, atrás apenas da Vai-Vai, que soma 15 vitórias.

Em segundo lugar neste ano ficou a Gaviões da Fiel (269,7), superada por 0,1 ponto, que desfilou com o tema “Vozes Ancestrais para um Novo Amanhã”. Na terceira colocação, ficou a escola Dragões da Real (269,6), que apresentou o cortejo “Guerreiras Icamiabas – Uma lendária história de força e resistência”, sobre as mulheres que viviam às margens do Rio Amazonas.

Registro do desfile da Mocidade Alegre (Foto: Divulgação)

As escolas rebaixadas foram a Rosas de Ouro, campeã do ano passado, que iniciou a apuração com penalidade de 0,5 ponto pelo atraso na entrega de documentos aos jurados no dia do desfile — o grupo apresentou o samba-enredo “Escrito nas Estrelas” —, e a Águia de Ouro, que levou à avenida o samba “Mokum Amsterdã”. Ambas disputarão o Grupo de Acesso no próximo ano.

A apuração começou com a Mocidade Alegre, Gaviões da Fiel, Tom Maior e Acadêmicos do Tatuapé empatadas após a leitura do primeiro quesito, Evolução. Na sequência, a Mocidade Alegre chegou a liderar por alguns quesitos, até ceder brevemente o primeiro lugar para a Gaviões da Fiel, pelos critérios de desempate. Mas no quesito Mestre-sala e porta-bandeira, a Mocidade retornou à primeira posição.

Registro do desfile da Mocidade Alegre (Foto: Divulgação)

A Gaviões da Fiel se manteve abaixo da Mocidade com uma diferença de 0,2 pontos na contagem geral dos quesitos Alegoria e Comissão de frente. Conseguiu reduzir a diferença para 0,1 no quesito Harmonia. Mas a Mocidade Alegre conquistou o título com a divulgação das notas de Fantasia.

A Mocidade fez um desfile sem falhas, com carros alegóricos grandiosos e luxo em cada detalhe. O desfile foi uma viagem no tempo que percorreu toda a carreira da atriz Léa Garcia, desde sua formação no Teatro Experimental do Negro, até seus trabalhos de grande sucesso na novela “Escrava Isaura” e no filme “Orfeu Negro”.

Registro do desfile da Mocidade Alegre (Foto: Divulgação)

A comissão de frente teve Thelma Assis como destaque representando Léa, toda vestida em dourado e com brilhos em toda a roupa, luxo que se repetiu em todas as alegorias, e Fred Nicácio como Abdias do Nascimento, que ajudou Léa a começar na carreira de atriz.

Além da plástica, a escola ainda apostou na tecnologia, com serpentes se mexendo, globos giratórios, água jorrando e uma passarela móvel onde estava uma das musas da escola.

No segundo lugar, a Gaviões da Fiel, escola ligada à torcida organizada do Corinthians, que também era uma das favoritas ao prêmio, e apostou no gigantismo. Esse esforço foi do carro abre-alas, com 73 metros de comprimento (o maior deste carnaval), aos efeitos especiais de animais, como o boto, a onça e o jacaré, que se moviam pelos carros alegóricos, e na bateria potente.

Registro do desfile da Mocidade Alegre (Foto: Divulgação)

Mas os grandes homenageados foram os indígenas, que ora foram representados como guerreiros e ora com uma pegada mais mística, como a referência à lenda da Yãkoana, um sopro sagrado que os xamãs Yanomami usam para acessar dimensões espirituais.

Desfile da campeãs

No próximo sábado, 21, nove escolas voltam ao Sambódromo do Anhembi para o Desfile das Campeãs. O cortejo reúne as cinco mais bem colocadas do Grupo Especial, com a campeã deste ano, a Mocidade Alegre, encerrando a noite.

Também desfilam pelo Grupo Especial a Gaviões da Fiel, Dragões da Real, Acadêmicos do Tatuapé e Barroca Zona Sul. A Acadêmicos do Tucuruvi e Pérola Negra, campeã e vice do Grupo de Acesso 1, também vão para a avenida, além da Morro da Casa Verde e X-9 Paulistana campeã e vice do Grupo de Acesso 2.

Veja a colocação das escolas do Grupo Especial:

Desfiles do 1º dia

  • Mocidade Unida da Mooca: 269
  • Colorado do Brás: 268,7
  • Dragões da Real: 269,6
  • Acadêmicos do Tatuapé: 269,5
  • Rosas de Ouro: 268,4
  • Vai-Vai: 268,6
  • Barroca Zona Sul: 269,4

Desfiles do 2º dia

  • Império de Casa Verde: 268,9
  • Águia de Ouro: 268,2
  • Mocidade Alegre: 269,8
  • Gaviões da Fiel: 269,7
  • Estrela do Terceiro Milênio: 269,1
  • Tom Maior: 269,4
  • Camisa Verde e Branco: 268,8