MANUTENÇÃO

Moraes renova prisão preventiva de Braga Netto por risco de fuga

Ministro também cita o término do julgamento do mérito da ação penal da trama golpista

Moraes renova prisão preventiva de Braga Netto por risco de fuga
Moraes renova prisão preventiva de Braga Netto por risco de fuga (Foto: Fernando Frazão - Agência Brasil)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a renovação da prisão preventiva do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa do governo Jair Bolsonaro (PL), nesta segunda-feira (3). “O término do julgamento do mérito da presente ação penal e o fundado receio de fuga do réu, como vem ocorrendo reiteradamente em situações análogas nas condenações referentes ao dia 8/1/2023, autorizam a manutenção da prisão preventiva para garantia efetiva da aplicação da lei penal.”

Braga Netto foi condenado a mais 26 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado e crimes relacionados, em setembro, no mesmo julgamento de Jair Bolsonaro e outros réus. A detenção do militar havia esgotado o limite de 90 dias, o que motivou a manifestação de Moraes, relator do inquérito da trama golpista.

Para Moraes, não houve mudança para aliviar a prisão preventiva do ex-ministro. Conforme o Código Penal, contudo, é preciso revisar a situação do preso a cada 90 dias. A última decisão do relator aconteceu em 5 de agosto, época em que rejeitou os pedidos de liberdade feitos pela defesa.

Condenado a dois anos em regime aberto no mesmo julgamento, o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, não recorreu da decisão e foi o primeiro a iniciar o cumprimento da pena. Ele retirou a tornozeleira eletrônica nesta segunda-feira.