Morre aos 70 anos Frei Sérgio, amigo de Lula e fundador do MST
"Dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: 'Dai de comer a quem tem fome'", disse o presidente
Morreu, nesta terça-feira (3), o ex-deputado e frade franciscano, Frei Sérgio António Görgen, após um infarto em casa, na cidade de Hulha Negra, no Rio Grande do Sul. Ele completou 70 anos em 29 de janeiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento. “Frei Sérgio dedicou sua vida a cumprir o ensinamento de Cristo: ‘Dai de comer a quem tem fome’. Lutou pela alimentação do corpo e da alma. E deixa esta vida com sua missão cumprida, que seguirá servindo de exemplo e inspiração a todos nós. Descanse em paz, companheiro”, afirmou nas redes sociais.
Frei Sérgio participou da criação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), além do próprio PT. Ele foi deputado estadual no Rio Grande do Sul entre 2002 e 2006.
Ele ainda sobreviveu ao massacre da Fazenda Santa Elmira, em 1989, quando uma reintegração de posse comandada pelo então governador Pedro Simon (MDB) culminou na morte de 19 pessoas em Salto do Jacuí (RS). Sérgio participava de protestos e mobilizações por crédito agrícola nos anos 1990.
O velório de Sérgio ocorre em quatro cerimônias diferentes até quarta-feira (4).
O PT também lamentou a morte do religioso. Confira na íntegra:
“Nota de pesar
O Partido dos Trabalhadores (PT) manifesta profundo pesar pelo falecimento de Frei Sérgio Görgen.
Frade franciscano, ex-deputado estadual, filiado ao PT desde 2000 e dirigente histórico do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Frei Sérgio foi exemplo de luta pelo povo do campo, pela agricultura camponesa, pela reforma agrária e soberania alimentar.
Frei Sérgio foi uma liderança incansável no combate à fome e na construção da defesa da agricultura camponesa como modo de vida e resistência.
Sua trajetória foi marcada pela fé e a coragem em torno do compromisso inabalável por um Brasil mais justo.
O PT expressa toda a solidariedade com familiares, companheiras e companheiros do MPA e com todas as organizações populares que caminharam ao seu lado.
O legado de Frei Sérgio permanece vivo na luta do povo do campo.
Frei Sérgio Görgen, presente!”