Mulher é detida em aeroporto do Paraná com células-tronco dentro de mala
Mulher disse que já havia realizado transporte semelhante outras vezes

Detida em aeroporto com células-tronco! Na última quinta-feira (5), a Receita Federal realizou uma apreensão incomum no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná. Uma mulher de 38 anos foi flagrada com nove frascos contendo células-tronco em sua mala. Essas células-tronco são usadas em vários tratamentos de saúde. A descoberta ocorreu durante uma inspeção das bagagens de passageiros que chegavam do Chile.
Para identificar o conteúdo dos frascos, a Receita entrou em contato com um especialista, que confirmou que eles continham células-tronco de cordão umbilical humano. No Brasil, o transporte desse tipo de produto só é permitido com a fiscalização e a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Todos os produtos encontrados foram encaminhados à Anvisa, conforme informado pela Receita. A passageira relatou que já havia realizado transporte semelhante em viagens anteriores ao Brasil.
A mulher também informou que pretendia levar os frascos para um hotel, onde ocorreriam as entregas das mercadorias.
A Receita Federal não comentou o caso.
Mulher é curada do HIV após transplante de células-tronco, nos EUA
Pela primeira vez, uma mulher conseguiu se livrar do HIV após um transplante de células-tronco. Uma paciente de Nova York, cujo caso foi publicado nesta quinta-feira na revista Cell, é a quarta pessoa que conseguiu a remissão da infecção pelo vírus da AIDS após um transplante muito específico: células-tronco que, além de compatíveis, têm um mutação que impede o vírus de entrar nas células.
Como nos casos anteriores relatados — pacientes de Berlim, de Londres e de Düsseldorf —, esta mulher sofria de câncer no sangue e com intervenção médica conseguiu fazer desaparecer o tumor e o HIV. continue lendo…
LEIA NO MAIS GOIÁS:
• Funcionária é demitida do Aeroporto de Goiânia após colega de trabalho denunciar caso de racismo
• Em Goiás, onça-pintada ferida em incêndio recebe células-tronco; leia