CURIOSIDADES

Não é peru: saiba qual é o prato tradicional no Natal do Japão

Tradição foi impulsionada pela rede de fast-food KFC

Você sabia que no Japão, o frango frito se tornou o prato tradicional do Natal? Entenda
Família japonesa no Natal - Foto: Reprodução

Você sabia que no Japão, a refeição de Natal mais consumida não é operu assado, comum em países como o Brasil? A tradição japonesa envolve coxa e asa de frango frita e empanada, hábito que ganhou força a partir da década de 1970 e se consolidou nos anos seguintes.

Desde meados dos anos 1980, lojas da rede de fast-food KFC exibem estátuas do fundador, o coronel Sanders, vestidas como Papai Noel. As unidades recebem grande movimento no período, especialmente em 24 de dezembro, quando o consumo de frango chega a ser de cinco a dez vezes maior que o registrado em dias comuns.

Segundo dados da própria rede, o KFC Japão arrecadou 6,9 bilhões de ienes entre 20 e 25 de dezembro de 2018. A procura cresce a partir de 23 de dezembro, com formação de filas nas portas das lanchonetes.

A origem do costume está ligada ao período pós-Segunda Guerra Mundial, quando o país enfrentava uma crise econômica. A partir das décadas de 1940 e 1950, com a retomada do crescimento, houve maior interesse pela cultura de consumo ocidental. Nesse contexto, segundo o professor Ted Bestor, da Universidade Harvard, houve expansão da moda, da alimentação e de práticas vindas dos Estados Unidos.

Entre 1970 e 1980, o setor de fast-food cresceu 600% no Japão. A rede KFC abriu sua primeira loja em Nagoya em 1970 e, em 1981, já contava com 324 unidades e faturamento anual próximo a R$ 1 milhão, de acordo com o documentário Colonel Comes to Japan.

A popularização do frango frito no Natal começou em 1974, quando o KFC lançou a campanha “Kentucky for Christmas”. Os anúncios exibiam famílias japonesas consumindo o produto durante a celebração. Há diferentes versões sobre como a ideia se fortaleceu. Uma delas afirma que Takeshi Okawara, responsável pela primeira unidade da rede no país, divulgou o frango como equivalente ao peru consumido por ocidentais. Outra diz que Okawara se vestiu de Papai Noel em uma festa e percebeu a reação positiva das crianças. Há ainda relatos de que o produto foi apresentado como alternativa ao peru para estrangeiros que moravam no Japão.