Nikolas Ferreira faz caminhada de 240 km em protesto contra prisões do 8/1; Carlos Bolsonaro participará
Caminhada começou em Paracatu (Minas Gerais) e vai até Brasília
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) iniciou nesta segunda-feira (19) uma caminhada de cerca de 240 quilômetros, entre Paracatu (MG) e Brasília (DF), em protesto contra a situação jurídica dos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O parlamentar também cita a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como uma das motivações do ato.
Paracatu fica próxima à divisa de Minas Gerais com Goiás e está a aproximadamente 240 km da capital federal. Segundo Nikolas, a previsão é chegar a Brasília no domingo (25), data em que está prevista uma manifestação para marcar o fim do trajeto. A mobilização foi batizada de “Caminhada pela Justiça e Liberdade”.
- Carlos Bolsonaro publica vídeo em que o pai soluça enquanto dorme
Em vídeos publicados nas redes sociais, Nikolas aparece caminhando pela BR-040, usando camiseta branca, calça jeans e tênis, acompanhado por apoiadores. Por volta do início da tarde desta segunda, ele informou já ter percorrido cerca de 10 quilômetros. “Pelas contas aqui, vão ser alguns bons dias de caminhada. Hoje devem ser uns 40 quilômetros. Enfim, vamos para cima. Até domingo, em Brasília”, disse.
A assessoria do deputado informou que a caminhada foi organizada após uma agenda oficial em Paracatu, onde Nikolas participou da entrega de uma emenda parlamentar, transformando o retorno a Brasília em um protesto pacífico.
O vereador Carlos Bolsonaro (PL) anunciou que irá se juntar à caminhada em algum trecho do percurso. Nas redes sociais, ele afirmou que está saindo de Santa Catarina para encontrar Nikolas e outros apoiadores. “Me programando. Força”, escreveu.
- Nikolas Ferreira pede prisão de Moraes: “STF não está acima do Brasil”
Outros parlamentares também confirmaram participação, entre eles os deputados federais Gustavo Gayer (PL-GO), André Fernandes (PL-CE), Zé Trovão (PL-SC) e Carlos Jordy (PL-RJ), além dos vereadores Lucas Pavanato (PL-SP) e Fernando Holiday (PL-SP). Nesta segunda-feira, André Fernandes publicou um vídeo abraçando Nikolas em Minas Gerais.
Durante a caminhada, Nikolas relatou nas redes sociais dores de cabeça e mostrou os pés após horas de trajeto. Em suas justificativas, o deputado reforça críticas às condenações relacionadas ao 8 de Janeiro e afirma que o ato busca chamar atenção para o que classifica como falta de justiça nas decisões do Supremo Tribunal Federal (STF).
🚨 BIZARRO! Nikolas Ferreira começa movimento, segundo ele pela “justiça” e liberdade, caminhando até Brasília
— Cássio Oliveira (@cassioolivveira) January 19, 2026
“Serão alguns longos dias de caminhada. Enfim, vamos para cima. Até domingo, em Brasília!”
São 732km, 20 dias caminhando sem parar. O Chupetinha Já não trabalha, agora… pic.twitter.com/32RyDmM3wN
🚨ATENÇÃO: Carlos Bolsonaro anuncia que se juntará à caminhada iniciada pelo deputado Nikolas Ferreira pic.twitter.com/lyoTe8BbBE
— Meio Independente (@meioindep) January 20, 2026