TECNOLOGIA

Novo recurso do Teams vai revelar se pessoa está em casa ou no escritório

Teams permitirá ao administrador saber se as pessoas presentes na sala de reunião estão conectadas no escritório

Novo recurso do Teams vai revelar se pessoa está em casa ou no escritório (Foto: Mais Goiás)
Novo recurso do Teams vai revelar se pessoa está em casa ou no escritório (Foto: Mais Goiás)

A Microsoft prepara uma atualização do aplicativo de videoconferência Teams, a ser lançada ainda em 2025, que vai desagradar usuários. Trata-se de uma funcionalidade que revelará se a pessoa está no escritório ou em casa.

O recurso vem num momento em que boa parte das empresas do mundo todo revogam o home office e buscam os funcionários de volta para o ambiente corporativo, levadas pela tendência de monitorar as linhas de produção com proximidade maior.

Atualmente, o Teams permite que o usuário configure a própria localização de forma manual. Na nova versão, será possível ver se a pessoa está conectada na rede de internet do escritório ou em uma outra qualquer.

Só o administrador da rede conseguirá desativar essa funcionalidade – o departamento de TI da corporação, por exemplo.

A Microsoft informou que a função ainda está em desenvolvimento e que deve ser lançada no mês de dezembro, sem divulgar uma data específica para isso. Ela será ofertada tanto para Mac como para Windows.

Pós-pandemia

O uso do aplicativo Teams aumentou durante a pandemia, que inviabilizou reuniões presenciais, e se manteve alto mesmo depois que caiu o isolamento social.

Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa do instituto Gallup constatou que o número de pessoas que trabalham em sistema híbrido aumentou de 32% no pré-pandemia para 55% nos dias de hoje.

Os trabalhos presenciais caíram de 60% para 19% e os remotos subiram de 8% para 26%.

Leia também