Pesquisa

Para 47% dos brasileiros o dinheiro público é suficiente, mas mal aplicado

O estudo aponta um crescimento gradual dessa percepção ao longo dos últimos anos

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou pacote econômico - Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Uma pesquisa do Instituto Datafolha revela que 47% dos brasileiros com 16 anos ou mais acreditam que o país dispõe de dinheiro público suficiente, mas que os recursos são mal aplicados nos serviços oferecidos à população. O levantamento, divulgado neste domingo (16), mostra o maior percentual desde 2016, quando o índice atingiu 53% nos primeiros meses do governo Michel Temer (MDB).

O estudo aponta um crescimento gradual dessa percepção ao longo dos últimos anos. Em 2019, durante o primeiro ano da gestão Jair Bolsonaro (PL), 36% dos entrevistados compartilhavam essa opinião em agosto, número que subiu para 38% em dezembro daquele ano. Já no atual governo Lula (PT), os percentuais foram de 40% em dezembro de 2023 e de 45% em dezembro de 2024.

O perfil dos entrevistados que mais compartilham essa avaliação indica maior concentração entre homens (51%), pessoas com idade entre 25 e 34 anos (56%) e aqueles com ensino superior completo (63%). A percepção também é mais comum entre as faixas de renda mais altas: 55% entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, 59% entre os que recebem de cinco a dez salários e 57% entre quem tem renda superior a dez salários mínimos.

Com informações da Folha de S. Paulo