rede social

Perfil de Alexandre de Moraes no X (antigo Twitter) é desativado

STF foi questionado se o ministro optou por encerrar a conta

Moraes encaminha defesas de Bolsonaro e outros 19 denunciados à PGR
Moraes encaminha defesas de Bolsonaro e outros 19 denunciados à PGR (Foto: Agência Brasil)

A conta do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no X (antigo Twitter) foi desativada. Ao acessar o perfil nesta sexta-feira, aparece uma mensagem dizendo que o perfil não existe.

O STF já foi questionado se o ministro optou por encerrar a conta.

Na quinta-feira, Moraes indicou uma conta para a rede social X fazer o “imediato pagamento” de uma multa de R$ 8,1 milhões, por não ter fornecido os dados de uma conta do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos.

O Twitter tinha recorrido da decisão, mas o recurso foi negado. O X solicitou, então, a indicação de uma conta para o pagamento. Em decisão desta quinta, o ministro apresentou a conta.

“Intime-se a empresa X Brasil Internet Ltda., por meio de seus advogados regularmente constituídos, para que efetue o imediato pagamento integral da multa imposta em razão do descumprimento das decisões judiciais, no valor de R$ 8.100.000,00”, escreveu Alexandre de Moraes.

No ano passado, Moraes determinou a suspensão do X, devido ao descumprimento de decisões e à falta de um representante legal no Brasil. O acesso foi restabelecido 39 dias depois, após a empresa concordar com as determinações do STF.

Antes, o ministro do STF já havia determinado que o dono do X (Twitter), o empresário Elon Musk, fosse investigado em dois inquéritos na Corte. Musk foi incluído na investigação sobre supostas milícias digitais e passou a ser alvo de uma nova apuração, sobre a suspeita de desobediência judicial. O empresário é um crítico frequente das decisões de Moraes.

*VIA O GLOBO