FORÇA CONJUNTA

PF prende na Bolívia homem apontado como substituto de Marcola no comando do PCC

Prisão do brasileiro Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, aconteceu em Santa Cruz de la Sierra e teve apoio de agentes bolivianos da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen

PF prende na Bolívia homem apontado como substituto de Marcola no comando do PCC
PF prende na Bolívia homem apontado como substituto de Marcola no comando do PCC (Foto: Reprodução)

A Polícia Federal (PF) prendeu na Bolívia, na tarde de sexta-feira (16), o homem apontado como substituto de Marcola no comando da facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A prisão do brasileiro Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, aconteceu em Santa Cruz de la Sierra e teve apoio de agentes bolivianos da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC).

Em nota, a Polícia Federal (PF) informou que a prisão ocorreu quando ele utilizou um documento falso na cidade. “O homem foi identificado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado a uma organização criminosa” e “foi recentemente condenado por associação criminosa e lavagem de capitais, com pena superior a 12 anos de reclusão”.

Ainda conforme a nota da PF, Tuta também constava na Lista de Difusão Vermelha da Interpol, “o que motivou a intensificação dos esforços para sua localização e captura”. No momento, ele está sob custódia das autoridades bolivianas e aguarda os procedimentos legais. Estes podem resultar em expulsão ou extradição ao Brasil.

Destaca-se que uma investigação do Ministério Público de São Paulo (MPSP), iniciada em 2019 e que deflagrou a Operação Sharks, em 2020, apontou Tuta como substituto de Marcola. À época, ele não foi encontrado, estando foragido desde então. A promotoria informou que ele integrava a chamada “Sintonia Final da Rua”, a principal da cadeia de comando do PCC fora dos presídios.