ENTENDA

PIX terá novas regras para facilitar devolução em casos de golpe

A mudança irá facilitar a devolução de recurso para vítimas de fraudes, golpes ou coerção

BC define regra do Pix parcelado neste mês após alerta sobre risco de endividamento
BC define regra do Pix parcelado neste mês após alerta sobre risco de endividamento (Foto: Marcello Casal Jr. - Agência Brasil)

O Banco Central divulgou uma resolução que altera as regras do PIX para melhorar o Mecanismo Especial de Devolução (MED), nesta quinta-feira (28). A mudança irá facilitar a devolução de recurso para vítimas de fraudes, golpes ou coerção.

O MED passará a ser 100% digital, sem precisar de atendimento das instituições financeiras, a partir do dia 1º de outubro. Sendo assim, a transação poderá ser facilmente contestada. Todos os bancos participantes vão disponibilizar a funcionalidade no próprio ambiente Pix de seus aplicativos.

Outra mudança no MED é que será possível fazer a devolução do dinheiro a partir de outras contas, e não apenas daquela utilizada na fraude. Até o momento, a devolução dos recursos pode ser feita apenas a partir da conta originalmente utilizada na fraude. O problema é que os fraudadores, em geral, retiram rapidamente os recursos da conta que recebeu o dinheiro e os transferem para outras. Dessa forma, quando o cliente faz a reclamação e pede a devolução, o mais comum é que a conta já esteja esvaziada.

Com os aprimoramentos, o MED vai identificar possíveis caminhos dos recursos. Essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações e permitirão a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação, conforme o BC. Essa mudança estará disponível a partir de 23 de novembro, e será obrigatória em fevereiro de 2026.

*Informações do portal Agência Brasil