PM encontra criadouro com pelo menos 30 cobras em Aparecida, inclusive pítons
Uma das cobras da casa custaria mais de R$ 15 mil

A Polícia Militar encontrou um criadouro clandestino de animais com pelo menos 30 cobras em uma casa, em Aparecida de Goiânia. Inicialmente, a polícia foi acionada para uma ocorrência de desentendimento entre vizinhos, na terça-feira (4), após um homem de 44 anos ameaçar o vizinho com uma arma de fogo.
O suspeito, que estaria em surto psicótico, teria apontado a arma para o vizinho e depois fugido, e neste momento os agentes entraram na residência e encontraram os animais. O homem estava desorientado e precisou ser atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Os animais teriam sido comprados pela internet, e as espécies de serpentes foram identificadas como jiboias, pítons e até uma sucuri. Havia também jabutis e lagartos. Baratas e escorpiões também estavam na residência e serviam de comida para as serpentes. Uma das cobras da casa custaria mais de R$ 15 mil.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM-GO) resgataram os animais e os direcionaram ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Goiás. A Polícia Civil irá investigar o caso.
Independente da espécie do animal silvestre, para ter um de estimação é preciso obter a licença ambiental, pois caso o contrário isso se configura como crime ambiental. O Projeto de Lei 1045/24 proíbe no Brasil a comercialização de animais silvestres e exóticos para serem criados como animais de estimação.
*Com informações do portal Metrópoles