PMs são presos por matar suspeito rendido e desarmado em SP
Vídeos das câmeras corporais dos PMs apontam irregularidades; jovem de 18 anos participava de roubo a residência
(O Globo) Três policiais militares foram presos após matarem a tiros um suspeito que já estava rendido e desarmado, durante uma ocorrência de assalto a residência em Moema, na Zona Sul de São Paulo, na noite de sexta-feira. O jovem, de 18 anos, fazia parte de um grupo de quatro envolvidos que invadiram um sobrado e mantiveram um casal de idosos, ambos de 77 anos, como reféns.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o comandante do batalhão instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) depois de analisar as gravações das câmeras corporais dos agentes. A pasta afirmou que identificou “indícios de irregularidades na atuação dos três PMs”, que tiveram a prisão em flagrante decretada pela autoridade militar.
O boletim de ocorrência aponta que os quatro suspeitos entraram na casa por volta das 20h, encapuzados e armados. Eles amarraram e amordaçaram o casal no quarto, enquanto três integrantes da quadrilha reviravam os cômodos em busca de joias e dinheiro. A idosa, segundo o g1, relatou que, em um dos momentos, foi desamarrada e obrigada a entregar a chave do carro, sendo novamente presa com mais força instantes depois.
Quando os assaltantes se preparavam para fugir, uma equipe da Força Tática chegou ao endereço. A moradora disse ter ouvido ordens de abordagem e disparos, mas nem ela nem o marido ficaram feridos. Como a residência não possui câmeras internas, as vítimas não conseguiram reconhecer os criminosos, que permaneceram encapuzados o tempo todo.
Na ação, dois suspeitos foram presos e um adolescente apreendido. O quarto integrante foi morto pelos policiais mesmo após se render, de acordo com o relato registrado no inquérito. Com o grupo, foram apreendidos armas, munições, objetos usados no crime e o carro que serviu de apoio à quadrilha.
Leia também
VEJA TAMBÉM: