amizade

Por que é tão difícil fazer amigos na vida adulta? Estas três dicas podem facilitar

Especialistas garantem: é possível, sim, criar novas conexões após os 30

Por que é tão difícil fazer amigos na vida adulta? três dicas podem facilitar Especialistas: é possível, sim, criar novas conexões após os 30
Imagem: FreePik

Fazer novos amigos depois dos 30 pode parecer uma missão impossível — e muita gente se identifica com essa dificuldade. A falta de tempo, a rotina apertada, as mudanças de cidade e até o cansaço emocional tornam o processo mais desafiador. Mas especialistas garantem: é possível, sim, criar novas conexões. E três estratégias simples podem acelerar esse caminho.

A seguir, veja as três dicas que podem facilitar (e muito) essa jornada.

1. Seja vulnerável

Uma das estratégias mais eficazes para criar vínculos genuínos é mostrar um pouco de vulnerabilidade. Especialistas explicam que abrir o jogo — mesmo que de forma gradual — facilita a aproximação e incentiva o outro a fazer o mesmo.

Em outras palavras: não precisa contar seus maiores segredos logo de cara, mas falar sobre medos, inseguranças ou desafios cotidianos ajuda a quebrar o gelo e construir confiança. A vulnerabilidade cria identificação e aproxima pessoas que, até então, eram completas desconhecidas.

2. Faça atividades que você realmente gosta

A segunda dica é simples: procure amigos nos lugares onde você já estaria naturalmente. Participar de atividades que você já gostaria de fazer — seja academia, trilhas, aulas de dança, clube de leitura ou cursos rápidos — aumenta as chances de encontrar pessoas com interesses parecidos.

Segundo especialistas, quando a conexão começa a partir de algo em comum, tudo flui mais fácil. Mesmo que a amizade não aconteça de cara, você ainda sai ganhando: aproveita a atividade e amplia seu círculo de convivência.

3. Trate a amizade como prioridade

Diferentemente da adolescência e do começo da vida adulta, quando os encontros aconteciam espontaneamente, hoje é preciso intenção. E isso significa reservar tempo para cultivar amizades novas e antigas.

Bloquear um horário na agenda, enviar mensagem para retomar contato ou chamar alguém para um café já faz diferença. Segundo especialistas, esperar que as amizades se formem sozinhas é um dos erros mais comuns — é preciso tratá-las como parte da rotina.

Criar pequenos rituais semanais ou mensais, mesmo que simples, ajuda a manter a conexão viva. E muitas vezes basta um primeiro convite para iniciar algo que pode virar uma amizade pra vida toda.