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Por que os pilotos de avião não usam barba? Saiba a resposta

Várias companhias aéreas têm políticas rígidas sobre pelos faciais

Por que os pilotos de avião não usam barba? Saiba a resposta Várias companhias aéreas têm políticas rígidas sobre pelos faciais
foto: freepik

Por que os pilotos de avião não usam barba?? Você já reparou nisso? Pois é, a chamada “maquiagem do homem” muitas vezes precisa ser sacrificada em nome da segurança e da eficiência no ambiente de trabalho. Embora não seja uma política da Administração Federal de Aviação (FAA), várias companhias aéreas têm políticas rígidas sobre pelos faciais. Um exemplo é a American Airlines, que exige que seus pilotos estejam barbeados antes de se apresentarem para o serviço.

E mais: algumas empresas americanas chegam ao ponto de não permitir que os tripulantes de folga que ocupam assentos dobráveis sobressalentes na aeronave tenham barba ou cavanhaque.

A exigência tem a ver com a segurança. Uma revisão de segurança de 1987 sobre máscaras e pelos faciais mostra que eles podem tornar as máscaras de oxigênio menos eficientes.

“Os dados resultantes desses testes indicaram que a diminuição no desempenho ocorre quando há presença de pelos faciais ao longo da superfície de vedação das máscaras de oxigênio da tripulação. Essa diminuição é proporcional à quantidade de pelos faciais presentes, ao tipo de máscara usada, ao sistema de suspensão associado a máscara e o nível de exercício ao qual o indivíduo é submetido”, explica o relatório de um desses estudos.

Uma das pesquisas encontrou vazamento entre 16% e 67% para passageiros que usavam barba sob as máscaras de oxigênio. Esta preocupação com a segurança é agravada pela atividade física dos tripulantes, que aumenta a frequência respiratória e aumenta o risco de hipóxia (condições fisiológicas que resultam quando o corpo não recebe oxigênio suficiente).

“Passageiros com barba podem esperar algum déficit na oxigenação após uma descompressão que pode levar a vários graus de hipóxia. Se a máscara for colocada corretamente e os procedimentos usuais de descida de emergência puderem ser seguidos, o déficit na oxigenação pode não ser grave o suficiente para ser fatal, mas pode causar perda de consciência”, mostra o estudo.

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