pernambuco

Preso por ameaçar Felca vendia material infantil na internet

“Você corre risco e vai pagar com a vida”, escreveu Cayo Lucas para o youtuber

Preso por ameaçar Felca vendia material infantil na internet “Você corre risco e vai pagar com a vida”, escreveu Cayo Lucas para o youtuber
Foto: Polícia Civil

O homem preso pela Polícia Civil de São Paulo por fazer ameaças ao youtuber Felipe Bressanim Pereira, conhecido como Felca, vendia material infantil nas redes, afirmou o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, nas redes sociais. De acordo com a pasta, além da pessoa identificada como Cayo Lucas, a polícia também deteve em Olinda (PE) um homem que estava em um endereço do alvo em “flagrante delito”.

A prisão é decorrente de uma decisão judicial do Tribunal de Justiça de São Paulo, emitida em caráter de urgência no dia 17 de agosto. O influenciador solicitou ao Google Brasil a quebra de sigilo de dados de um e-mail específico que ameaçou o de morte após a divulgação de um vídeo com denúncias sobre “adultização” que acarretou na prisão do influenciador Hytalo Santos.

No vídeo, que tem pouco mais de 40 minutos e já soma mais de 40 milhões de visualizações no YouTube, o influenciador destrincha exemplos de exploração de crianças e adolescentes, por meio de situações constrangedoras e até da sexualização precoce, para a monetização nas redes sociais.

“As diligências foram realizadas em dois endereços previamente identificados na cidade de Olinda (PE). Em uma das residências, o investigado foi localizado e preso. No momento da abordagem, ele estava acompanhado de outro indivíduo, que também foi conduzido à delegacia por estar em situação de flagrante delito, conforme previsto no artigo 154-A do Código Penal (invasão de dispositivo informático). Durante a ação, os policiais encontraram o computador do alvo em uso”, informou a SSP em nota, que realizou a prisão em parceria com a Polícia Civil de Pernambuco.

No e-mail em questão, enviado no dia 16/08, era dito: “Você corre risco e vai pagar com a vida”, além de imputações falsas de pedofilia a Felca.

“A Polícia Civil de São Paulo acaba de prender em Pernambuco um indivíduo que ameaçou o youtuber Felca após as suas denúncias. Um belo trabalho de investigação que levou até a esse criminoso que, além das ameaças, vendia material infantil nas redes”, escreveu Derrite nas redes sociais.

O youtuber alega ter recebido ameaças de morte e falsas acusações após publicar o vídeo, o que configurava um risco concreto à sua segurança pessoal. O tribunal acolheu o pedido e ordenou que o Google fornecesse, em 24 horas, as informações de identificação do usuário responsável pelo e-mail, incluindo IPs de acesso e dados cadastrais.

De acordo com a SSP, a polícia apura crimes de ameaça, perseguição e associação criminosa praticados em ambiente virtual. “As investigações prosseguem, visando à adoção das medidas legais cabíveis”, pontou a secretaria.

*Via O Globo