assista

Professora usa colete para aluno com paralisia cerebral dançar quadrillha

Vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais

Professora usa colete para aluno com paralisia cerebral dançar quadrillha Vídeo rapidamente viralizou nas redes sociais

Durante uma festa junina em São José do Rio Preto (SP), um gesto de inclusão e carinho emocionou pais, colegas e milhares de internautas. O pequeno Arthur Ortega, de 4 anos, que tem paralisia cerebral, conseguiu dançar a quadrilha com os colegas de sala, graças ao apoio e criatividade da professora Ellen Matos, que usou um colete adaptado ao próprio corpo para que o aluno pudesse participar da apresentação.

Segundo a professora, o plano foi pensado com antecedência. Sabendo das limitações de mobilidade de Arthur, Ellen buscou alternativas para garantir sua inclusão no evento. A solução veio com o Walking, um equipamento de suporte emprestado por uma mãe de outra criança atípica, que permitiu que Arthur se movimentasse junto com a turma. “Eu observei que ele tinha muito potencial, muita vontade. Nos ensaios, ele demonstrava muita alegria. Eu queria que ele se sentisse parte da turma”, contou Ellen.

Para a mãe do menino, ver o filho sorrindo ao lado dos colegas foi uma cena inesquecível. “No dia da festinha, passou um filme desde o nascimento até aquele momento. Ver ele tão feliz, se sentindo igual aos amigos… tudo valeu a pena. Ele ama música e dança, mesmo com as limitações”, disse Cintia em entrevista ao G1.

Arthur nasceu prematuro, com apenas 27 semanas, após a mãe sofrer pré-eclâmpsia e síndrome de Hellp, duas complicações graves na gravidez. Com oito dias de vida, o bebê sofreu um ferimento causado pela prematuridade que resultou na paralisia cerebral. Ele passou 163 dias na UTI neonatal, enfrentando uma longa batalha pela vida.

Hoje, apesar das dificuldades, Arthur é uma criança ativa e alegre, que adora música e se envolve nas atividades escolares. Graças à iniciativa da professora Ellen, ele deixou de ser espectador e se tornou protagonista de um dos momentos mais emocionantes da festa.

Professora usa colete para aluno com paralisia cerebral dançar quadrillha