DEPOIS DO INCÊNDIO

Projeto seleciona artistas para revitalizar viaduto incendiado na T-63, em Goiânia

O viaduto da Avenida T-63 será revitalizado com grafite e pinturas diversas após ter sido…

Conselho de Engenharia havia recomendado remoção de placas do viaduto da T-63 em 2019 (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

O viaduto da Avenida T-63 será revitalizado com grafite e pinturas diversas após ter sido incendiado em julho deste ano. Para isso, a Secretaria de Cultura (Secult) de Goiânia está com inscrições abertas para seleção de artistas.

Interessados têm até 1° de novembro para realizar credenciamento e submeter propostas de pintura. A iniciativa, porém, deverá contemplar outras estruturas físicas municipais, como pontes, corredores, praças e parques.

As inscrições devem ser feitas no site da Prefeitura de Goiânia. As fichas estão disponíveis online pelo link: https://www.goiania.go.gov.br/secult/credenciamento/ ou de forma presencial no Cine Ouro, na Rua 3, Centro, das 08h às 12h e 14h às 17h.

Goiânia abre inscrições para artistas interessados em projeto Arte Urbana, no viaduto da T-63 (Foto: Prefeitura de Goiânia)

Danos à estrutura

O viaduto João Alves de Queiroz, na T-63, era totalmente coberto por placas de material de alumínio composto (ACM). Porém, todo o material precisou ser removido após o complexo ter sido incendiado no dia 15 de julho. Chamas foram causadas por um usuário de drogas, que deixou uma pedra de crack cair em um vão, onde as placas estavam danificadas.

O projeto

O secretário municipal de Cultura, Zander Fábio, considera que o projeto será “um divisor de águas”. “Já foram feitas obras em outros viadutos, mas certamente esta será um marco. Tudo o que aconteceu com o recente incêndio ficará como uma lembrança distante e, quem passar pelo local, verá lindas obras de arte urbana”, ressalta.

Mais de 50 artistas serão selecionados para o processo de pintura, que será planejado e realizado por partes, em razão da extensão do viaduto. Segundo o secretário, assim que os artistas forem cadastrados e suas propostas estiverem inscritas e aprovadas pela comissão de Cultura da Secult, o projeto terá início no viaduto.

Mais de 50 artistas serão selecionados para o processo de pintura, que será planejado e realizado por partes, em razão da extensão do viaduto. (Foto: Prefeitura de Goiânia)

O projeto recebeu investimentos da ordem de R$ 500 mil e, além das pinturas realizadas nos dois complexos, abrange a revitalização que foi feita no Beco da Codorna, no Centro de Goiânia, além dos viadutos do Complexo Viário Jamel Cecílio e do Viaduto Iris Rezende Machado, inaugurados no início do ano de 2022.