COMPOSIÇÃO

PSDB de Goiânia anuncia apoio a Lula no 2º turno

O PSDB de Goiânia anunciou apoio ao ex-presidente Lula (PT) na disputa para a presidência…

Relatório do TRE-GO desaprova contas da vereadora Aava Santiago na eleição de 2022 Parlamentar foi solicitada a reembolsar cofres públicos
(Foto: Câmara Municipal)

O PSDB de Goiânia anunciou apoio ao ex-presidente Lula (PT) na disputa para a presidência da República no segundo turno. A oficialização será feita na próxima quinta-feira (13), em evento no Hotel Mercure, na capital, com presença de lideranças do partido. Oficialmente, o partido apoiou a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) e, agora, liberou o posicionamento aos membros.

A presidente da sigla em Goiânia, vereadora Aava Santiago (PSDB), já havia manifestado apoio, de forma individual, ao ex-presidente. Membros históricos do partido em Goiás, como o ex-deputado Giuseppe Vecci, também manifestaram apoio a Lula já no primeiro turno. Para o segundo turno, houve reunião da Executiva, em que lideranças chegaram a uma “convergência de ideias”.

Aava explica que o posicionamento segue o mesmo entendimento de Simone Tebet, de entender que um partido do tamanho do PSDB, que teve contribuições significativas para a democracia, para a redistribuição de renda, para o combate a desigualdade, para a ciência, para a Educação “tem que estar do lado certo da história, do lado que tem compromisso com esses valores”, diz.

Oposição responsável

No entanto, a parlamentar salienta que o apoio à candidatura não significa apoio ao governo, caso Lula seja eleito. O PSDB deve fazer o que chama de oposição responsável.

“Estamos muito mais assumindo um compromisso com as premissas da verdade, de fortalecimento do direito, da democracia, do que apoio ao governo. Passadas as eleições vamos construir uma imagem independente, que saberá se posicionar para ajudar as pessoas, compondo com o governo quando for bom para o Brasil e fazendo uma oposição responsável quando for necessário. A escolha é pela preservação das instituições e do diálogo”, explica.